Cursos de Especialização Tecnológica (CET)

O que são?

São cursos de formação pós-secundária não superior, com a duração aproximada de um ano, que visam suprir necessidades do tecido empresarial, ao nível de quadros intermédios, capazes de responder aos desafios colocados por um mercado de trabalho em permanente mudança e acentuado desenvolvimento.

Podem candidatar-se à inscrição num CET os/as titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente; os/as que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tendo estado inscritos/as no 12º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, não o tenham concluído; os/as titulares de uma qualificação profissional de nível 4; os/as titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Os CET têm uma duração mínima de 1200 horas e máxima de 1560 horas, organizando-se com base nos referenciais de formação de nível 5 de qualificação, do Catálogo Nacional de Qualificações.

 

Certificação

A conclusão de um CET confere o nível 5 de qualificação profissional e um Diploma de Especialização Tecnológica.

Os/As formandos/as que não tenham o 12º ano no momento da entrada no curso, frequentam um plano de formação adicional que lhes confere o reconhecimento do nível secundário de educação.

A formação realizada nos CET pode ser creditada no âmbito de cursos superiores em que os/as titulares do diploma de especialização tecnológica sejam admitidos/as, nos estabelecimentos de ensino superior com os quais a entidade formadora do CET tenha protocolado colaboração, por via da realização do mesmo.

 

Legislação

Decreto-Lei n.º 88/2006, de 23 de maio

CURSOS DISPONÍVEIS:
DELEGAÇÃO DE COIMBRA


Técnico/a Especialista em Gestão de Redes e Sistemas Informáticos
POLO DE LISBOA


Técnico/a Especialista em Contabilidade e Fiscalidade
DELEGAÇÃO DO PORTO


Técnico/a Especialista em Gestão de Redes e Sistemas Informáticos