MISSÃO

Promover e realizar projetos de formação profissional e de intervenção social de qualidade, inovadores e de valor sustentável, que contribuam para o desenvolvimento económico e social, valorizando os recursos humanos numa perspetiva transversal a todos os setores de atividade.

VISÃO

Constituir-se como fator diferenciador no mercado nacional e regional, numa estratégia de intervenção que procura responder às preocupações nacionais e às necessidades locais, ao nível empresarial e dos Planos de Desenvolvimento Regional, sempre com a finalidade de fixar populações trabalhadoras de forma qualificante.

VALORES

A cultura organizacional do INOVINTER integra e promove os seguintes valores:

  • Connector.

    QUALIDADE

    A qualidade é um imperativo da nossa intervenção, visando corresponder às expectativas dos/as nossos/as utentes/formandos/as e promover mudanças significativas a nível profissional e na melhoria das suas condições de vida.

  • Connector.

    RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

    Os temas ambientais estão incorporados na cultura organizacional do Centro e a sua estratégia é direcionada a dois níveis: Na sensibilização e consciencialização dos/as utentes/formandos/as e dos/as nossos/as colaboradores/as para a problemática da proteção do ambiente e do desenvolvimento de um modelo de economia sustentável.

  • Connector.

    CIDADANIA

    Valorizamos e promovemos uma cidadania ativa e participativa, colocando em evidência as dimensões pedagógicas, culturais e políticas.

  • Connector.

    ÉTICA

    Todos/as os/as colaboradores/as pautam a sua intervenção pelo cumprimento rigoroso de regras profissionais e deontológicas, assumindo uma atitude de respeito e aceitação do Outro.

  • Connector.

    INTERCULTURALIDADE E MULTICULTURALIDADE

    Promovendo práticas e metodologias pedagógicas que promovam e favoreçam a diversidade, o respeito e aceitação da diferença cultural e étnica.

  • Connector.

    IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

    Estamos convictos que uma sociedade mais justa, saudável e com coesão social deve basear-se num forte sentido de responsabilidade do indivíduo e das organizações. Este desafio exige de nós uma atenção especial na igualdade de oportunidades nas nossas práticas e no combate a todo o tipo de discriminações, quer seja em função do género, idade, deficiência ou orientação sexual.

  • Connector.

    DIVULGAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO HISTÓRICO LOCAL

    Consideramos que a valorização, conhecimento e preservação do passado nas diversas áreas do conhecimento humano exige – individualmente e coletivamente – engajamento na sua defesa, enquanto imagem viva do passado, permitindo que o passado interaja com o presente, transmitindo conhecimento e formando a identidade de um Povo.