SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Com vista à melhoria contínua dos serviços a prestar aos seus utentes e às outras partes interessadas, o INOVINTER encontra-se, desde Dezembro de 2014, Certificado pela Qualidade, de acordo com os requisitos da Norma ISO NP EN 9001:2008.

Já numa fase de consolidação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), o INOVINTER, com este investimento, tem vindo a verificar melhorias, quer internas, quer externas. Internas no que diz respeito ao aumento da eficiência e eficácia que se reflete na otimização do fluxo de atividades, na normalização de procedimentos, na normalização dos instrumentos de trabalho, na melhoria do relacionamento interfuncional, com reflexos evidentes na qualidade dos serviços prestados. Externas, através da garantia de uma formação de qualidade, que resulta na satisfação dos seus clientes e partes interessadas.

Na avaliação do trabalho desenvolvido no ano de 2014, período de implementação do SGQ, aferiu-se que 63% dos formandos inqueridos encontram-se totalmente satisfeito com a formação frequentada, 35% encontram-se satisfeitos e 2% “pouco satisfeito/a”.

No que diz respeito às parecerias realizadas no ano de 2014 e, avaliando a intervenção do INOVINTER na parceria, as opiniões são bastante positivas (67%), não se registando respostas de insatisfação nesta questão.

Ainda numa fase de consolidação dos procedimentos do SGQ, o INOVINTER, tem desenvolvido junto dos/as seus/as colaboradores/as um conjunto de workshops que têm como objetivo aprofundar e reforçar competências administrativas e técnicas, para o desempenho qualificado no âmbito do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) implementado no INOVINTER.

Sempre numa perspetiva de melhoria, o SGQ do INOVINTER é monitorizado, através de um conjunto de indicadores registados em cada um dos 10 processos que definem a atividade do INOVINTER, e são avaliados, trimestralmente, pela Comissão da Qualidade.



POLÍTICA DA QUALIDADE

O Conselho de Administração do INOVINTER assegura o compromisso contínuo de atuação do Centro, para com as necessidades do Cliente, de acordo com os requisitos subjacentes à norma NP EN ISO 9001, estatutários e regulamentares, traduzido nas seguintes orientações:

CLIENTE
  • Contribuir para o desenvolvimento de competências promotoras da cidadania ativa, da interculturalidade, da igualdade de oportunidades e da inclusão social;
  • Diversificar a oferta formativa e implementar práticas pedagógicas inovadoras;
  • Assegurar uma elevada qualidade na prestação de serviços aos/às formandos/as e organizações, para responder às suas necessidades e expetativas.
RECURSOS
  • Estabelecer parcerias nacionais, regionais e locais de colaboração – eficazes e sólidas – que promovem o desenvolvimento socioeconómico local e a qualificação dos recursos humanos;
  • Efetuar uma seleção rigorosa e criteriosa de fornecedores, apostando em relações comerciais e de parceria que assegurem serviços e produtos de qualidade;
  • Sensibilizar e formar os/as colaboradores/as do INOVINTER para o cumprimento das suas atribuições individuais e coletivas, contribuindo para maior satisfação do utente/formando/a.
AMBIENTE
  • Promover um ambiente de trabalho seguro, saudável, de valorização e desenvolvimento profissional para os/as colaboradores/as;
  • Promover uma cultura organizacional que respeite o ambiente, consubstanciada em práticas permanentes de atualização tecnológica, do desenvolvimento de métodos que minimizem impactos ambientais, da redução e prevenção da poluição e de estilos de vida saudáveis.
MELHORIA
  • Assegurar os serviços através de uma gestão por processos, garantindo o cumprimento de critérios de eficiência e eficácia, consolidando uma imagem de competência;
  • Planear objetivos e indicadores que permitam medir e avaliar os resultados obtidos orientando para a melhoria continua.


MAPEAMENTO DE PROCESSOS

O mapeamento dos processos ilustra a sequência e a interação entre os processos necessário ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). O âmbito deste sistema é a promoção e realização de projetos de formação, de intervenção social e prestação de serviços de consultoria e desenvolvimento organizacional.