Quem Somos

O  INOVINTER – Centro de Formação e de Inovação Tecnológica, foi criado ao abrigo do DL nº 165/85, de 16 de Maio, pela Portaria nº 407/98, formado entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP, I.P.) e a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN). É um organismo dotado de personalidade jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira e património próprio.

Este Centro de Formação tem como atribuições a promoção da atividade de formação profissional para valorização dos recursos humanos numa perspetiva transversal a todas atividades económicas, através de ações de formação profissional, seminários e estágios, nas suas várias modalidades, consoante os diagnósticos de necessidades previamente elaborados.

O INOVINTER define-se por um Centro de Formação Protocolar que, desde o seu início, procurou adquirir identidade própria, numa estratégia de intervenção que procura responder às preocupações nacionais mas, sobretudo, que procura responder às necessidades locais que são determinadas por dinâmicas específicas, nomeadamente ao nível empresarial e Planos de Desenvolvimento Regional, sempre com a finalidade de fixar populações trabalhadoras de forma qualificante.

Somos um Centro de Formação Profissional, geograficamente implantado em todo o país, com uma equipa nacional tecnicamente preparada para responder às mais diversas solicitações.

Somos um Centro de Formação Profissional que se preocupa com a inclusão social, a todos os níveis, e que combate as assimetrias regionais, levando a formação ao interior do país.

A nossa expansão, fruto do trabalho desenvolvido numa política de proximidade às comunidades mais afastadas dos centros de poder e decisório, permite-nos estarmos hoje em todo o país com 3 Delegações Regionais: Norte, Centro e Sul, com Sede em Lisboa e 14 polos (Beja, Braga, Coimbra, Castelo Branco, Covilhã, Gouveia, Guarda, Lisboa, Moura, Porto, Vendas Novas, Viana do Castelo, Vila Viçosa e Vila Real de Santo António.

De forma dinâmica, descentralizada e cada vez com maior proximidade às populações, temos a formação que, em parceria com os mais diversos atores sociais locais, levamos a pequenas localidades também elas periféricas, aos centros urbanos do interior do país e que, até á data, já abrangeu mais de 300 localidades. Um projeto que se orienta por princípios de sustentabilidade económica e social e com o qual o INOVINTER foi distinguido com um Prémio de Boas Práticas.

O INOVINTER tem também, desde 2004, intervenção em Angola, através do projeto de cooperação para o desenvolvimento “Cooperar é Construir”, um projeto que integra a CGTP-IN e a UNTA-CS. Para a efetivação deste projeto, oINOVINTER tem formado formadores angolanos, em todas as províncias de Angola, agregando-lhe algumas especializações como, Igualdade de Oportunidades, Higiene e Segurança no Trabalho, Legislação do Trabalho, Gestão Associativa e Estratégica.

Em 2013 iniciou o projeto “Ké Nóm di Sêbê” em cooperação com a ONTSP-CS, que visa a realização de um conjunto de ações de formação e seminários em São Tomé e Príncipe.

OINOVINTER é um Centro de Formação Profissional que procura ser inovador mantendo-se na vanguarda de algumas temáticas emergentes: Energias Alternativas; Empreendedorismo, em complemento de uma política de inclusão social; Igualdade de Oportunidades; Atividades que se relacionam com Artes/profissões tradicionais. Ou, também, formação cívica onde incluímos a prevenção e ataque a incêndios, questões ambientais, primeiros socorros, etc.

Somos um Centro de Formação que, trabalhando de forma estruturada pela inclusão social, integra vários consórcios a nível nacional e/ou regional e local, através dos quais se procura combater, integradamente, a discriminação e exclusão social, junto dos mais diversos públicos, níveis etários e geográficos.

Pensando, concebendo e atuando na perspetiva da qualificação dos Recursos Humanos do país, como meio indispensável à sustentabilidade social e económica do país, o INOVINTER promove formação com dupla certificação, complementada pelo seu Centro de Qualificação e Ensino Profissional (CQEP), através do qual pretendemos contribuir, também, para a melhoria de qualificações escolares e profissionais, a partir de competências já adquiridas e/ou a complementar em percursos formativos específicos.

Somos um Centro de Formação que aposta na melhoria contínua dos serviços prestados aos seus clientes e às outras partes interessadas, e foi com vista a essa melhoria continua que o INOVINTER investiu na implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, encontrando-se certificado pela qualidade, de acordo com os requisitos da norma ISO NP EN 9001:2008.

Com a implementação de uma estratégia para a qualidade, o INOVINTER, verificou melhorias significativas em todos os processos da sua atividade, quer internas, quer externas. Internas no que diz respeito ao aumento da eficiência e eficácia na otimização do fluxo de atividades, na normalização de procedimentos, na melhoria do relacionamento interfuncional, com reflexos evidentes na qualidade dos serviços prestados. Externas, através da certificação e a garantia de uma formação e prestação de serviços de qualidade.

O INOVINTER é um Centro de Formação Profissional que se estrutura, orgânica e funcionalmente, com quadros técnicos sempre prontos a responder qualitativamente aos desafios presentes, perspetivando um futuro idóneo e sólido mas sempre, em função da população trabalhadora que, cada vez mais, se exige qualificada. Tudo isto é possível com permanente articulação entre todos, nomeadamente entre os dois Parceiros que constituíram o INOVINTER: IEFP, IP e CGTP – IN e os seus representantes em todos os órgãos de gestão: Conselho de Administração, Direção, Conselho Técnico-Pedagógico e Comissão de Fiscalização.