Oficina de Trabalho: Monitorização do Sistema de Gestão da Qualidade

Nuno OliveiraInstitucional, Notícias

A monitorização dos processos é a ação fundamental para assegurar a vitalidade de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Para que essa monitorização seja feita de uma forma eficiente e eficaz, o INOVINTER irá promover, entre maio e setembro de 2016, 6 ações de formação interna, intituladas: Oficina de Trabalho: Monitorização do Sistema de Gestão da Qualidade.

Estas ações vão abranger todos/as trabalhadores/as e colaboradores/as do INOVINTER e realizar-se-ão nos seguintes locais:

  • Polo de Beja, com a participação dos Polos de Moura e Vila Real de Santo António;
  • Polo do Porto, com a participação dos Polos de Braga e Viana do Castelo;
  • Polo de Coimbra, com a participação dos Polos de Castelo Branco, Covilhã, Gouveia e Guarda;
  • Polo de Vendas Novas, com a participação do Polo de Vila Viçosa;
  • Sede – Lisboa, com a participação da Unidade de Gestão e Áreas de Apoio Técnico;
  • Sede – Lisboa, com a participação da Unidade de Qualificação.

A realização destas oficinas de trabalho têm como objetivo geral aprofundar e reforçar as competências administrativas e técnicas dos recursos humanos, para o desempenho qualificado no âmbito do SGQ implementado no INOVINTER.

A participação nestas oficinas de trabalho vai permitir aos recursos humanos do INOVINTER:

  • Identificar os processos necessários ao SGQ e a aplicação dos mesmos ao INOVINTER;
  • Identificar os recursos necessários e os métodos de monitorização e medição dos processos implementados;
  • Identificar e trabalhar os instrumentos de controlo dos produtos/serviços não conformes.

Um aspeto muito importante dentro das organizações é o fazer bem à primeira. Este é o único padrão de desempenho aceitável, para qualquer trabalhador/a e colaborador/a, procurando chegar aos zero defeitos. Para isso, é necessário compreender os requisitos exigidos, trabalhar de acordo com o plano estabelecido, possuir os meios necessários para a realização das tarefas, trabalhar em equipa, ter competência para desempenhar a função, fazer formação, avaliar a qualidade, medindo-a e lançar as ações corretivas e preventivas adequadas.