Início do Curso CET – Técnico/a Especialista em Gestão de Redes e Sistemas Informáticos (Porto)

Nuno OliveiraFormação, Notícias

No passado dia 21 de fevereiro iniciou, no polo do Porto, o primeiro Curso de Especialização Tecnológica (CET) do INOVINTER. Este curso de Técnico/a Especialista em Gestão de Redes e Sistemas Informáticos resulta de um protocolo de cooperação estratégico com o ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto e com a FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e vem dar resposta a uma necessidade crescente de técnicos certificados nesta área. O processo de preparação desta acção foi iniciado ainda em 2015 e ultimou com a sua homologação em janeiro último com a publicação do Despacho nº 125/2017 em Diário da República.

Na sessão de abertura os 20 formandos e formandas foram acolhidos por Cristina Veloso, coordenadora da região norte do Inovinter, Jorge Peixoto Freitas, coordenador Pedagógico Regional do INOVINTER e Artur Quelhas formador e responsável pedagógico desta ação. Foram realizadas as apresentações pessoais e institucionais, e preenchida a documentação necessária por parte dos/as formandos/as.

Concluídos os trabalhos processuais e já na presença de Álvaro Cartas, diretor do INOVINTER, Constantino Martins professor e vice-diretor do Departamento de Engenharia Informática do ISEP e João Paulo Borrego, responsável da Unidade de Qualificação do INOVINTER, foi realizado o enquadramento do actual curso CET.

Álvaro Cartas destacou a importância da formação de técnicos especialistas na área de informática, apresentando indicadores que colocam esta área em forte expansão até 2020. Descreveu sucintamente o processo de criação e preparação do CET, enfatizando que foram criadas as condições necessárias para o seu funcionamento. Sublinhou a necessidade de rigor a que todo este processo foi e será sujeito.

Constantino Martins focou os cursos CET enquanto ações que permitem a prossecução de estudos superiores, referindo que ao abrigo do presente protocolo com o INOVINTER, os formandos terão oportunidade de concorrer para a sua oferta formativa com vagas próprias. Disponibilizou o ISEP para acolher os/as formandos/as para visitas aos seus laboratórios, que serão certamente uma mais-valia para a sua aprendizagem.

João Paulo Borrego prestou alguns esclarecimentos, referentes aos apoios sociais contemplados nesta ação e Cristina Veloso encerrou a sessão, desejando o maior sucesso formativo neste percurso agora iniciado.