Avaliação do Trabalho em Parceria (Parceiros 2016)

Nuno OliveiraFormação, Institucional, Notícias

Neste estudo, o objetivo principal prende-se com a análise da eficácia do trabalho desenvolvido em parceria, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento das atividades realizadas e aos resultados alcançados.

Em 2016 registaram-se 248 entidades com protocolo celebrado e atividade desenvolvida, destacando-se as parcerias realizadas com Associações, resultado sobretudo da formalização de protocolos de estágio no âmbito da formação prática em contexto de trabalho (FPCT). Por local, o polo do Porto é o que regista o maior número de parcerias ativas em 2016 (40), seguindo-se-lhe os polos de Coimbra (com 31) e Vila Viçosa (30). A área da FPCT representa metade do total de parcerias celebradas em 2016 (50.5%). Do total de parcerias realizadas em 2016, mais de metade (179) são novas parcerias face ao ano anterior, a maioria com Empresas e Associações, sobretudo na área de FPCT.

Da análise efetuada às respostas obtidas nos questionários aplicados quer aos parceiros, quer aos serviços do Inovinter, destacam-se as seguintes conclusões:

  • A avaliação feita pelos parceiros à intervenção do Inovinter na parceria situa-se sobretudo no “Bom”, em questões como: a promoção da participação no planeamento das atividades, o cumprimento dos objetivos, a acessibilidade/disponibilidade dos recursos humanos do Inovinter e a informação sobre as atividades; a avaliação feita pelos serviços do Inovinter à intervenção dos parceiros na parceria é igualmente positiva.
  • O impacto da parceria obtém uma avaliação igualmente positiva quer por parte dos parceiros, quer por parte dos serviços do Inovinter, com respostas de cerca de 70% na categoria “Bom”, em questões como: os resultados para os beneficiários da parceria e para a própria entidade.
  • Numa apreciação global, quer os parceiros respondentes, quer os serviços do Inovinter, fazem uma boa avaliação da parceria realizada (73% e 76% respetivamente, na categoria “Bom”).
  • No final, quase todos os parceiros respondentes afirmam ter interesse em dar continuidade ao trabalho em parceria com o Inovinter; a opinião dos serviços do Inovinter sobre esta questão aponta no mesmo sentido.