Os/as formandos/as da ação “Técnico/a de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade” – EFA-NS do Polo do Porto do INOVINTER ( no âmbito da UFCD 7221 – “Apoio na realização de atividades instrumentais”) realizaram uma visita às instalações da Villa Urbana da APPC – Associação do Porto de Paralisia Cerebral com o objetivo de testemunhar o dia-a-dia de uma instituição que, apesar de estar direcionada para a pessoa com paralisia cerebral, numa política de inclusão, abraça várias valências abrindo as portas a outros públicos: unidade residencial, CAO – centro de atividades ocupacionais, ATL – atividades de tempos livres, etc.
No local esperava-nos a Diretora – Técnica e de Serviços da APPC que nos deu as boas-vindas e fez um breve enquadramento da entidade.
A visita consistiu num percurso guiado pelas várias valências, contando com a presença dos respetivos técnicos responsáveis.
Percorremos a receção, cantina, ATL – Atividades de Tempos Livres, lavandaria, unidade residencial, sala de convívio, CAO – Centro e Atividades Ocupacionais e Gimnovilla (Ginásio e Piscina).
Tivemos ainda o privilégio de visitar um apartamento acompanhados pelo próprio utente, o qual partilhou como é seu dia-a-dia.
Em toda a visita tivemos a oportunidade de perceber que é um edifício totalmente adaptado à mobilidade reduzida e à medida que os técnicos dos diferentes serviços foram falando, solidificamos a ideia de que é fundamental ter estratégias de comunicação para desenvolver as atividades instrumentais junto dos utentes/clientes, atitudes determinantes para a autonomia, a autoestima e a dignidade.
No fim da visita, todos absorvemos bem a importância dos 4 valores pilares da APPC: a autodeterminação, a paixão, a pertença e o compromisso.