Balanço da Atividade Formativa Realizada em 2019

Nuno Oliveira Institucional, Notícias

O Inovinter encerrou o ano com a participação de 9.371 formandos/as em 495 ações e um total de 35.824 horas de formação, ultrapassando desta forma as metas previstas no plano de atividades.

Image

Marcámos presença em mais de 80 localidades de Norte a Sul de Portugal Continental, de grandes centos urbanos a pequenas localidades, com a participação de ativos empregados, desempregados e de candidatos ao primeiro emprego, articulando a intervenção com centenas de entidades parceiras com intervenção local, regional ou nacional.

A atividade não se circunscreveu exclusivamente ao território nacional, destacando-se a formação realizada em São Tomé e Príncipe no âmbito do projeto de cooperação com os PALOP, com a participação de um total de 255 formandos/as.

Promovemos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), cursos de Aprendizagem, cursos de Especialização Tecnológica (CET), ações no âmbito da “Vida Ativa”, Formação Modular Certificada, Formação de Formadores (inicial e continua) e formação concebida à medida das necessidades diagnosticadas.

Intervimos em diversos projetos e programas, nomeadamente as candidaturas BIP ZIP aprovadas pela Câmara Municipal de Lisboa, a participação em dois Programas Escolhas, a formação no âmbito do PPT – “Português Para Todos”, o projeto “Formação nas Aldeias”, o programa Incode2030 ou o projeto promovido pelo Inovinter denominado por “Soft Skills”.

Sobre a execução da formação há a evidenciar o crescimento em 10%, face a 2018, no número de ações de formação realizadas em regime de prestação de serviços e o aumento em 56% no valor financeiro das receitas próprias geradas. Constata-se ainda uma clara tendência na manutenção de colaboração de entidades clientes, após a adjudicação da primeira proposta de formação, evidenciando a confiança do serviço prestado pelo Inovinter.

Image

Há ainda a destacar nos resultados alcançados, a tendência de diminuição da taxa de desistência, o aumento de 1,2 pontos percentuais na taxa de empregabilidade apurada em 2019 e na elevada taxa de satisfação evidenciada pelos nossos/as formandos/as.

Image Image

Estes dados sustentam o nosso compromisso na qualidade e rigor do serviço prestado e alicerçam o atual desafio de melhorar estes resultados e de inovar a nossa intervenção.

João Paulo Borrego
Diretor