Téc. Restaurante / Bar – Visita de estudo a Lisboa (Polo Vila Viçosa)

Nuno OliveiraFormação, Notícias

Realizou-se no passado dia 15 de junho a visita de estudo a Lisboa, no âmbito do Módulo 6653 - Portugal e a sua história (da disciplina de Viver em Português) do curso Técnico/a de Restaurante/Bar, a decorrer no polo de Vila Viçosa.

A visita decorreu da melhor forma possível e os formandos mostraram empenho e interesse nas atividades, sobretudo no Museu do Aljube – Resistência e Liberdade. A visita guiada ao museu, prevista para 50 minutos, demorou cerca de 90 uma vez que os formandos fizeram imensas perguntas e puderam ainda responder a outras que lhes forma dirigidas, mostrando os conhecimentos que tinham adquirido na formação.

Os formandos cumpriram todas as normas de segurança e higienização estabelecidas no âmbito da pandemia relativa à Covid-19.

Image

Dada localização do museu foi necessário fazer um curto percurso a pé, o que foi uma experiência enriquecedora para os formandos que, sendo maioritariamente oriundos de pequenas localidades do Alentejo, não estão acostumados a visitar a pé cidades grandes. No percurso apreciamos a Sé de Lisboa e os famosos elétricos da cidade.

Depois de almoço, os alunos puderam apreciar o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e toda a zona envolvente. Foi a primeira vez de alguns formandos nessa zona da cidade e todos se mostraram impressionados com os monumentos e a paisagem. Houve ainda tempo livre que os formandos aproveitaram para um passeio junto ao rio, experiência que também nunca tinham tido. Às 17 horas regressou-se a Vila Viçosa.

Esta visita de estudo foi muito importante para os formandos pois possibilitou a troca de experiências, fomentou o relacionamento interpessoal e valorizou os conhecimentos adquiridos. Os formandos sentiram-se visivelmente confiantes em responder a perguntas colocadas e em questionar aspetos apresentados.

Considero que este tipo de atividades é essencial para que os formandos desenvolvam as suas competências pessoais, profissionais e de sociabilização, tornando-os mais competentes, mais recetivos às aprendizagens e desenvolvendo a coesão do grupo/turma, possibilitando experiências enriquecedoras e aprendizagens duradouras.

Galeria de Fotos

trb_vv_visita_lisboa_08

Image 8 of 8