Costureiro/a Modista

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Condições de Admissão

• Idade: ≥ 18 anos
• Habilitação escolar: 6º ano de escolaridade
• Situação face ao emprego: Desempregados/as

Tipologia

Objetivos

A conclusão do curso com aproveitamento confere um diploma de equivalência ao 3º ciclo do ensino básico (9º ano de escolaridade) e o nível 2 de formação em Costureiro/a Modista.

Duração

1910 horas

Código do Curso / Código UFCD

542100_EFA B3

Saídas Profissionais

O/A Costureiro/a Modista é o/a profissional que efetua as operações de modelação, corte e confeção relativas à execução de artigos de vestuário. Atividades Principais: - Preparar e organizar o trabalho a fim de efetuar as operações de modelação, corte e confeção relativas à execução de artigos de vestuário. - Executar a modelação e o corte de componentes de artigos de vestuário, utilizando os equipamentos, as ferramentas e os procedimentos adequados. - Executar a confeção de componentes e de artigos de vestuário, utilizando os equipamentos, as ferramentas e os procedimentos adequados. - Efetuar o controlo de qualidade dos artigos de vestuário confecionados, verificando a sua conformidade com as especificações técnicas e caso seja necessário, proceder aos acertos adequados. - Registar informações de carácter técnico, relativas à sua atividade.

Área de Formação

Indústria do Têxtil, Vestuário, Calçado e Couro

Síntese programática
  • Módulo
  • Carga Horária

Aprender com Autonomia 40 horas

O módulo Aprender com Autonomia organiza-se em três unidades de competência, que são desenvolvidas ao longo do curso:

1. consolidar a integração do grupo - 4 horas
2. trabalhar em equipa - 16 horas
3. aprender a aprender - 20 horas

Organização política dos estados democráticos 50 horas

•Transmitir conclusões.
•Liderar um grupo.
•Estabelecer compromissos.
•Reconhecer e respeitar a diversidade dos outros.
•Resolver interesses divergentes.

Organização económica dos estados democráticos 50 horas

•Ajustar o desempenho profissional a variações imprevistas.
•Assumir riscos controladamente e gerir recursos.
•Fornecer informação de retorno (feedback).
•Conhecer sistemas organizacionais e sociais.
•Identificar e sugerir novas formas de realizar as tarefas.
•Ter iniciativas e evidenciar capacidades de empreendimento.

Educação/formação, profissão e trabalho/emprego 50 horas

•Aprender a aprender.
•Constituir uma carreira de competências individual.
•Utilizar tecnologias de formação à distância.
•Posicionar-se face às relações entre deontologia e inovação tecnológica.
•Conhecer dispositivos e mecanismos de concertação social.

Ambiente e saúde 50 horas

•Ensinar os outros.
•Conduzir negociações.
•Gerir e negociar disputas.
•Tomar posição sobre a reintegração social das vítimas de acidentes.
•Relacionar meio ambiente e desenvolvimento socioeconómico.
•Conhecer o papel do Estado na promoção da saúde dos cidadãos.

Interpretar e produzir enunciados orais adequados a diferentes contextos, fundamentando opiniões 50 horas

•Identificar as intenções e características genéricas de um enunciado oral com vista a uma retroação adequada.
•Produzir enunciados orais de acordo com a finalidade e a tipologia definida.
•Distinguir factos de opiniões, ao nível da interpretação e da produção oral.
•Planear a oralidade de acordo com a intencionalidade do discurso e a audiência.
•Fundamentar/argumentar opiniões pessoais ou de outrem.

Interpretar textos de carácter informativo-reflexivo, argumentativo e literário 50 horas

•Relacionar os elementos construtores de sentido num texto.
•Seguir o encadeamento das ideias de um texto e antecipar essa sequência.
•Fazer juízos sobre as informações de um texto: analisar afirmações contraditórias e a fundamentação de argumentos.
•Interpretar os referentes espaciais e temporais num texto.
•Identificar as marcas textuais específicas dos discursos direto e indireto.
•Interpretar linguagem metafórica.
•Obter e justificar conclusões.

Produzir textos informativos, reflexivos e persuasivos 50 horas

•Organizar um texto de acordo com as ideias principais e acessórias do mesmo.
•Resumir um texto à sua informação/mensagem essencial.
•Sintetizar informação.
•Adequar os textos às suas finalidades, tendo em conta, inclusive, a presença ou ausência de índices de modalidade (marcas apreciativas e avaliativas do enunciador).
•Contextualizar o enunciado no tempo e no espaço, diversificando o uso dos deícticos (aqui, lá, agora, no outro dia, no dia seguinte, no dia anterior, ...).
•Utilizar o código escrito de modo correto e coerente com o tipo de texto redigido, com diversificação de vocabulário e estruturas frásicas.
•Proceder à auto-correção e revisão dos textos produzidos.

Interpretar e produzir linguagem não verbal adequada a contextos diversificados, de carácter restrito ou universal 50 horas

•Adequar o uso de linguagens não verbais diversas a contextos formais e informais.
•Analisar o uso de linguagens na pluralidade de manifestações artísticas (moda, teatro, pintura, artesanato, música).
•Associar a manipulação das diferentes linguagens à mensagem que um dado discurso pretende transmitir (discurso persuasivo - argumentativo).
•Distinguir símbolos universais relativos a diversos tipos de linguagem (significado de gestos, sons, cores, números) e analisá-los mediante valores étnicos e culturais.

Compreender, quando a linguagem é clara e estandardizada, assuntos familiares e de seu interesse; Produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares e de seu interesse 50 horas

•Compreender, pedir e dar informação sobre
◦Profissões
◦Atividades próprias de profissões
◦Locais de trabalho
•Analisar e comparar diferentes tipos de carreiras
•Interpretar e produzir informação relativa ao tema em questão

Compreender as ideias principais de textos relativamente complexos sobre assuntos concretos; Comunicar experiências e expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projecto 50 horas

•Compreender e dar informação sobre
◦Tipos de alimentação e bebidas
◦Bons/maus/diferentes hábitos alimentares
◦Importância do desporto para uma boa forma física e mental
◦...
•Descrever eventos reais ou imaginados relativos ao mundo exterior
◦Viagens
◦Eventos culturais /desportivos
◦Eventos históricos

Interpretar, organizar, analisar e comunicar informação utilizando processos e procedimentos matemáticos 50 horas

•Sequencializar as tarefas elementares de um projeto.
•Usar relações de conversão cambial para proceder a operações financeiras habituais.
•Analisar e interpretar criticamente gráficos relativos a situações da realidade.
•Comparar conjuntos de dados utilizando: frequências absolutas e reconhecendo as limitações/erros desta utilização; frequências relativas.
•Analisar e comparar distribuições estatísticas utilizando medidas de localização (moda, mediana, média aritmética).
•Analisar criticamente a validade de argumentos baseados em indicadores estatísticos.
•Tratar as informações numéricas contidas em textos relativos, nomeadamente, a temas de vida, com vista a uma interpretação mais esclarecida.
•Comunicar processos e resultados usando a linguagem matemática e a língua portuguesa.

Usar a matemática para analisar e resolver problemas e situações problemáticas 50 horas

•Utilizar um modelo de resolução de problemas, por exemplo o proposto por Polya (1945): interpretar o enunciado, explicitando os dados e o objetivo do problema. Usar condição(ões) matemática(s) para traduzir os dados quando tal for adequado; estabelecer e executar um plano de resolução do problema, utilizando tabelas, esquemas, decidindo sobre o uso de cálculo mental, de algoritmo de papel e lápis, ou de instrumento tecnológico, conforme a situação em análise; criando versões mais simples do problema dado, na procura de leis de formação, etc, conforme o tipo de situação. Verificar se o plano se adequa ao problema, tomando as decisões adequadas ao resultado da verificação, nomeadamente interpretando em contexto as soluções de equações e de inequações, decidindo sobre a razoabilidade de um resultado.
•Comunicar processos e resultados usando a linguagem matemática e a língua portuguesa.
•Em contextos de vida (do(s) formando(s)) resolver problemas que envolvam modelos matemáticos simples: equações do 1º e do 2º grau; inequações do 1º grau; teorema de Pitágoras; relações trigonométricas do triângulo retângulo.
•Em contextos de vida (do formando) resolver problemas que envolvam números racionais não inteiros e alguns números irracionais (Π, √2, etc), usando a estimativa e o cálculo mental como meio de controlo de resultados.
•Em contextos de vida (do(s) formando(s)) resolver problemas que envolvam os conceitos de: perímetro, área, volume; potenciação e radiciação.
•Em contextos de vida (do(s) formando(s)) resolver problemas que envolvam números expressos em notação científica.
•Em contextos de vida (do formando) resolver problemas que envolvem raciocínio proporcional: percentagens; proporcionalidade aritmética; proporcionalidade geométrica.
•Em contextos de vida (do(s) formando(s)) resolver problemas que envolvem os conceitos de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa.

Compreender e usar conexões matemáticas em contextos de vida 50 horas

•Usar criticamente as funções de uma calculadora científica.
•Reconhecer diferentes modos de representação de números e determinar valores exatos de números irracionais, por construção com material de desenho justificando matematicamente este procedimento.
•Utilizar a notação científica para representar números muito grandes ou números muito próximos de zero.
•Utilizar estratégias de cálculo mental adequadas às situações em jogo e relacioná-las com propriedades das operações.
•Interpretar numérica e graficamente relações funcionais, nomeadamente de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa.
•Relacionar vários modelos de variação: linear; polinomial; exponencial; ....
•Identificar ligações entre a resolução gráfica e a resolução analítica de sistemas de equações/inequações.
•Resolver problemas de medida em desenhos à escala, escolhendo escalas para representar situações.
•Estabelecer a ligação entre conceitos matemáticos e conhecimento de procedimentos na realização de construções geométricas (quadriláteros, outros polígonos e lugares geométricos).
•Reconhecer o conceito de semelhança de figuras e usar as relações entre elementos de figuras com a mesma forma.
•Descrever figuras geométricas no plano e no espaço.
•Sequencializar um projeto em tarefas elementares.
•Comunicar os resultados de trabalhos de projeto usando a linguagem matemática e a língua portuguesa.

Raciocinar matematicamente de forma indutiva e de forma dedutiva 50 horas

•Inferir leis de formação de sequências, numéricas ou geométricas, utilizando simbologia matemática, nomeadamente expressões designatórias.
•Revelar competências de cálculo, apresentando nomeadamente exemplos de situações em que um produto é menor que os fatores e de situações em que o quociente é maior que o dividendo.
•Estabelecer conjeturas a partir da observação (raciocínio indutivo) e testar conjeturas utilizando processos lógicos de pensamento.
•Usar argumentos válidos para justificar afirmações matemáticas, próprias ou não, como por exemplo, a particularização e a generalização.
•Usar modos particulares de raciocínio matemático, nomeadamente a redução ao absurdo.
•Reconhecer as definições como critérios embora convencionais e de natureza precária: necessários a uma clara comunicação matemática; de organização das ideias e de classificação de objetos matemáticos.

Operar, em segurança, equipamento tecnológico, designadamente o computador 50 horas

•Opera equipamento tecnológico diversificado (por exemplo: câmara de vídeo, videogravador/DVD, televisão; máquina de lavar, caixa multibanco; telemóvel, sonda, sistema de rega, etc.).
•Reconhece os fatores de risco e as precauções a tomar quando se trabalha com determinado tipo de equipamento tecnológico: ligações seguras, postura, fadiga visual, etc..
•Distingue diferentes tipos de computadores (PC, portátil) ao nível do preço, tipo de utilização, entre outras características.
•Abre, redimensiona e fecha uma janela do ambiente de trabalho.
•Configura no computador hora, data, propriedades do monitor, fundo e proteção do ecrã, ...
•Cria um atalho para um ficheiro e muda o nome.
•Usa acessórios do sistema operativo: calculadora; jogos; Paint.
•Reconhece as formas de propagação dos vírus informáticos e seus perigos.
•Ativa um programa anti-vírus e suas opções de segurança.

Utilizar uma aplicação de folhas de cálculo 50 horas

•Cria uma nova folha de cálculo.
•Insere números e texto em células e formata-os.
•Adiciona limites, cores e padrões.
•Utiliza fórmulas lógicas e aritméticas numa célula.
•Utiliza diferentes formas de notação.
•Apresenta os números de uma célula em percentagem.
•Importa para a folha uma imagem, ou texto.
•Cria diferentes estilos de gráfico para analisar informação e modifica-os.
•Exporta uma folha de cálculo ou gráfico.
•Utiliza uma lista como uma base de dados.
•Usa as funções de base de dados para gerir e analisar os dados de uma lista.

Utilizar um programa de processamento de texto e de apresentação de informação 50 horas

•Cria um documento, insere texto, imagens e tabelas e formata-os.
•Insere números de página, cabeçalho e notas de rodapé, num documento.
•Insere texto automático num documento.
•Formata o documento em colunas.
•Abre um programa de apresentação.
•Cria uma nova apresentação.
•Adiciona texto e imagem à apresentação.
•Utiliza as ferramentas de cortar, copiar e colar texto ou imagem.
•Insere um duplicado do diapositivo e altera o seu conteúdo.
•Adiciona efeitos de animação e transição aos diapositivos.
•Realiza uma apresentação.

Usar a Internet para obter, transmitir e publicar informação 50 horas

•Identifica os elementos necessários para ligar um computador à Internet.
•Compara as ofertas dos diferentes fornecedores de serviços.
•Identifica e interpreta vocabulário específico usado na Internet.
•Inicia um programa de navegação (browser) na Web e abre um endereço da Net.
•Reconhece as funções das diferentes barras do programa de navegação: barras de ferramentas, barra de estado,...
•Pesquisa em diferentes motores de busca, utilizando ou não palavra-chave.
•Cria uma caixa de correio pessoal e organiza um livro de endereços.
•Lê, apaga e envia mensagens, com ou sem ficheiro anexo.
•Identifica os cuidados a ter, relativamente aos vírus informáticos, no recebimento de ficheiros em anexo.
•Utiliza informação recebida via internet, noutros suportes.
•Identifica as regras de utilização das salas de conversação.
•Escolhe uma alcunha (nickname) e entra numa sala de conversação.
•Identifica as vantagens e desvantagens deste tipo de serviço.
•Cria um sítio (site) com uma aplicação de apresentações (por ex. MPublisher) ou uma aplicação de edição e gestão (por ex. MFrontPage).
•Modifica o design e esquema de cores (no caso do Publisher).
•Insere links, texto, imagens próprias ou de uma galeria de imagens e pré-visualiza-as num programa de navegação.
•Usa uma aplicação FTP (File Transfer Protocol) para fazer a transferência das páginas (upload) para um servidor público.

Iniciação à costura 50 horas

•Posto de trabalho - ergonomia
◦Características do posto de trabalho
◦Posição correta da operadora na máquina de costura
•Máquina de costura de ponto preso
◦Principais órgãos da máquina de costura
◦Funcionamento da máquina de costura
◦Lubrificação da máquina
◦Segurança e higiene da máquina de ponto preso
◦Enfiamento superior e inferior da máquina de ponto preso
◦Nomenclatura da agulha de ponto preso e sua colocação na máquina
◦Regulação da tensão das linhas
◦Regulação do comprimento do ponto
•Exercícios em não tecido
◦Tecnologia do não tecido
◦Ponteia, sem linha, sobre linhas desenhadas
◦Ponteia com linha
◦Remates

Exercícios em tecido 25 horas

•Treino da máquina de ponto preso em tecido
◦Identificação do direito e o avesso dos tecidos
◦União de várias folhas de tecido
◦Acessórios e sua utilização
◦Pesponta costuras abertas e tombadas
•Agulhas e linhas
◦Tipos e numeração de linhas
◦Tipos e numeração de agulhas
◦Diferentes tipos de arrasto
•Realização de operações de preparação de peças
◦União de componentes
◦Vira e pesponta componentes

Iniciação à confeção de peças 25 horas

•Máquina de orlar
◦Tecnologia da máquina de orlar
◦Tipo de ponto
◦Tipo de agulha e colocação na máquina
◦Higiene e segurança da máquina
◦Enfiamento da máquina
◦Orla em tecido simples
◦União de costuras
•Realização de operações de montagem
◦Operações de preparação de peças
◦Montagem das peças na máquina de ponto preso e orlar

Iniciação à modelação 50 horas

•Evolução da moda
◦Arte de trajar
- História do traje
- Elementos do traje
- Complementos do traje
- Feitios
- Adornos
◦Discos das cores
- Simbolismo das cores
- Combinação das cores
- Características físicas da silhueta
◦Matéria têxtil
- Características dos tecidos
- Análise preliminar
- Tecelagem dos tecidos
•Introdução aos moldes
◦Divisão anatómica do corpo para efeitos de modelagem
◦Medidas - Registo de medidas; medidas base e auxiliares e tabela de medidas
◦Regras de transformação dos moldes base em moldes definitivos
◦Elementos de transformação
◦Costuras e bainhas
◦Noções de escalado

Introdução ao corte 25 horas

•Tecnologia do corte
◦Interpretação dos moldes
◦Moldes simétricos e assimétricos
◦Corte em tecido simples, empastado ou misto
◦Posicionamento dos moldes sobre o tecido
◦Fio direito do tecido
◦Tipos de tecido
◦Estudo do encaixe
◦Risco das peças no tecido com giz contornando os moldes
◦Segurança e higiene no corte
◦Plano, risco e corte de entretelas
◦Termocolagem
◦Tecnologia e aplicação da tesoura manual e eléctrica
◦Interpretação dos moldes
◦Materiais para o estendimento
◦Elaboração do estudo do plano de corte em papel
◦Elaboração do risco
◦Caracterização dos diversos tipos de estendimento
•Corte
◦Sistemas de corte
◦Tecnologia dos equipamentos de corte
- Serra de fita
- Tesouras elétricas de pinças, de lâminas circular e de lâmina vertical
◦Sistemas de fixar o colchão
- Agrafos
- Pesos
- Placa termocolagem
- Mesa com agulhas
- Mesas especiais
◦Sistemas de deslocar o colchão
◦Segurança e higiene do equipamento

Modelação de camisas 50 horas

•Modelação - camisas
◦Componentes da camisa
◦Moldes fundamentais da camisa
◦Execução do molde base
◦Especificações do molde (pontos chave)
- Fio direito
- Referência
- Tamanho
- Designação
- Número de vezes a cortar
- Piques
- Furos internos
- Valor de costuras e bainhas
◦Transformação dos moldes base
•Moldes das entretelas
◦Moldes de entretelas do punho
◦Moldes do colarinho

Corte de camisas 25 horas

•Corte de camisas em tecidos lisos, e riscas
◦Elaboração do estudo de encaixe
◦Elaboração do risco
◦Corte do tecido
◦Corte de entretelas

Preparação montagem e acabamento de camisas 25 horas

•Operações de preparação de camisas
◦Punhos
◦Bolsos
◦Golas
◦Colarinhos
◦Carcelas
◦Escapulário
•Operações de montagem de camisas
◦Ombros
◦União de colarinhos
◦Mangas e Laterais
◦Bainhas
•Operações de acabamento de camisas
◦Operações manuais de acabamento
- Efectua casas
- Cose botões
◦Máquinas de acabamentos
- Máquina de casear
- Máquina de pregar botões
- Ferro
◦Controlo da qualidade
◦Verifica a camisa e marca acertos

Modelação de calças 50 horas

•Modelação de calças
◦Molde base com tabela de medidas
◦Medidas
◦Moldes da calça à medida
◦Transformação de moldes de base
- Noções de gradação

Corte de calças 25 horas

•Corte de vários modelos de calças
◦Elabora estudo de encaixe
◦Elaboração do risco
◦Corta o tecido
◦Planeia, risca e corta as entretelas

Preparação montagem e acabamento de calças 50 horas

•Operações de preparação das calças
◦Bolsos
◦Braguilhas
◦Pinças
•Operações de montagem das calças
◦Laterais
◦Entre-pernas
◦Gancho
◦Cós
•Operações de acabamento das calças
◦Caseia
◦Prega botões
◦Passa a ferro
◦Controlo de qualidade
◦Verifica as calças e marca acertos

Modelação de saias 25 horas

•Realização de moldes de vários modelos de saias
◦Realiza molde base com tabela de medidas
◦Tira medidas
◦Realiza moldes das saias à medida
◦Transforma moldes de base
◦Noções do escalado da saia

Corte de saias e vestidos 25 horas

•Corte de vários modelos de saias
◦Elaboração do estudo de encaixe
◦Elaboração dos vários riscos
◦Corta os tecidos
◦Planeia, risca e corta as entretelas
•Corte de vários modelos de vestidos
◦Elaboração do estudo de encaixe
◦Elaboração dos vários riscos
◦Corta os tecidos
◦Planeia, risca e corta as entretelas

Preparação, montagem e acabamentos de saias 25 horas

•Operações de preparação das saias
◦Bolsos
◦Fechos
◦Pinças
•Operações de montagem das saias
◦Laterais
◦Cós/Vistas
◦Bainhas
•Operações de acabamento das saias
◦Caseia
◦Prega botões
◦Passa a ferro
◦Controlo de qualidade
◦Verifica as saias e marca acertos

Modelação de vestidos 50 horas

•Realização de moldes de vários modelos de vestidos
◦Realiza molde base com tabela de medidas
◦Tira medidas
◦Realiza moldes dos vestidos à medida
◦Transforma moldes base
◦Noções do escalado do vestido

Preparação, montagem e acabamentos de vestidos 50 horas

•Operações de preparação dos vestidos
◦Fechos
◦Pinças
•Operações de montagem dos vestidos
◦Ombros
◦Laterais
◦Mangas
◦Vistas
◦Bainhas
•Operações de acabamento dos vestidos
◦Caseia
◦Prega botões
◦Passa a ferro
◦Controlo de qualidade
◦Verifica os vestidos e marca acertos

Modelação do casaco clássico 50 horas

•Realização de moldes do casaco clássico
◦Realiza molde base com tabela de medidas
◦Tira medidas
◦Realiza moldes do casaco à medida
◦Efectua moldes das entretelas

Construção de golas 25 horas

•Realização de moldes de vários tipos de golas
◦Construção de golas do casaco clássico e do casaco tailleur
◦Valores de costuras e piques

Modelação do casaco tailleur 50 horas

•Realização de moldes do casaco tailleur
◦Realiza molde base com tabela de medidas
◦Tira medidas
◦Realiza moldes do casaco à medida
◦Realiza moldes das entretelas

Corte dos casacos 25 horas

•Corte de vários modelos de casacos
◦Elaboração do estudo de encaixe em tecido liso e xadrez
◦Elaboração dos vários riscos
◦Corta os tecidos
◦Planeia, risca e corta as entretelas

Preparação e montagem do casaco clássico 50 horas

•Operações de preparação do casaco
◦Bolsos
◦Golas
◦Pinças
◦Mangas
◦Fazer forro
•Operações de montagem do casaco
◦Ombros
◦Laterais
◦Mangas
◦Vistas
◦Golas
◦Forrar
◦Bainhas
•Operações de acabamento do casaco
◦Caseia
◦Prega botões
◦Passa a ferro
◦Controlo de qualidade
◦Verifica o casaco e marca acertos

Preparação e montagem do casaco tailleur 50 horas

•Operações de preparação do casaco
◦Bolsos
◦Golas
◦Pinças
◦Mangas
◦Fazer forro
•Operações de montagem do casaco
◦Ombros
◦Laterais
◦Mangas
◦Vistas
◦Golas
◦Forrar
◦Bainhas
•Operações de acabamento do casaco
◦Caseia
◦Prega botões
◦Passa a ferro
◦Controlo de qualidade
◦Verifica o casaco e marca acertos

Acabamentos dos casacos 25 horas

•Operações de acabamento dos casacos
◦Cose bainhas à mão
◦Remata casaco
◦Caseia
◦Prega botões
◦Passa a ferro
◦Controlo de qualidade
◦Verifica o casaco e marca acertos

Formação prática em contexto de trabalho 120h 120 horas

Realização de atividades inerentes ao exercício da atividade profissional.

Para mais informações, consultar o Guia de Orientações da Formação Prática em Contexto de Trabalho e o Guia de Orientações dos Cursos de Educação e Formação de Adultos.
Próximas Ações de Formação
  • Braga 2019-09-30 a 2020-05-20 (9h às 13h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira)

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