Formação Pedagógica Inicial de Formadores

< voltar à lista
Condições de Admissão

» Idade: ≥ 18 anos.
» Escolaridade: ≥ 9º ano de escolaridade.

Tipologia

Prestação de Serviços

Objetivos

No final do curso os/as formandos/as deverão ter adquirido conhecimentos e competências para:

» Caracterizar sistemas de formação
» Identificar o contexto da formação profissional
» Discriminar as competências exigíveis, aos formadores nos sistemas em que intervêm
» Reconhecer e avaliar o papel do formador no contexto da formação
» Analisar e auto-analisar os comportamentos pedagógicos observados à entrada da formação
» Identificar o conceito e as principais teorias, modelos explicativos do processo de aprendizagem
» Identificar os principais factores e as condições facilitadoras da aprendizagem
» Caracterizar grupos de formação e respectivas dinâmicas
» Reconhecer e distinguir os princípios da formação de adultos face à formação de jovens
» Definir objectivos pedagógicos, em termos operacionais
» Aplicar métodos e técnicas pedagógicas em contextos específicos de formação
» Selecionar, conceber e adequar os recursos didácticos em suportes diversificados, em função da estratégia pedagógica adoptada
» Construir e aplicar instrumentos de avaliação, em função dos objetivos previamente definidos, que permitam verificar e controlar os resultados da aprendizagem, a eficiência e a eficácia da formação.

Duração

90 horas

Valor de Inscrição

310 €

Código do Curso / Código UFCD

FPIF (1)

Saídas Profissionais

A conclusão do curso com aproveitamento confere um Certificado de Formação Pedagógica Inicial de Formadores e acesso ao Certificado de Competências Pedagógicas (CCP).

Área de Formação

Formação de Professores e Formadores

Síntese programática
  • Módulo
  • Carga Horária

Formador: sistema, contextos e perfil 10 horas

1.1. Formador: contextos de intervenção
1.2. Aprendizagem, criatividade e empreendedorismo

Simulação Pedagógica Inicial 10 horas

2.1. Preparação e concretização das simulações
2.2. Análise e projeto de melhoria

Comunicação e dinamização de grupos em formação 10 horas

3.1. Comunicação e comportamento relacional
3.2. Diversidade no contexto de formação

Metodologias e estratégias pedagógicas 10 horas

4.1. Métodos e técnicas pedagógicas
4.2. Pedagogia e aprendizagem inclusiva e diferenciada

Operacionalização da formação: do plano à ação 10 horas

5.1. Competências e objetivos operacionais
5.2. Desenho do processo de formação-aprendizagem

Recursos didáticos e multimédia 10 horas

6.1. Exploração de recursos didáticos
6.2. Construção de apresentações multimédia

Plataformas colaborativas e de aprendizagem 10 horas

7.1. Plataformas: finalidades e funcionalidades
7.2. Comunidades virtuais de aprendizagem

Avaliação da formação e das aprendizagens 10 horas

8.1. Avaliação quantitativa e qualitativa
8.2. Avaliação: da formação ao contexto de trabalho

Simulação pedagógica final 10 horas

9.1. Preparação e concretização das simulações
9.2. Análise e prospetiva técnico-pedagógica
Próximas Ações de Formação