Comunicação interpessoal - comunicação assertiva

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Condições de Admissão

Ativos/as empregados/as e desempregados/as, com escolaridade igual ou superior ao 9º ano, que pretendam desenvolver as suas competências comunicacionais e de relacionamento interpessoal.

As inscrições estarão sujeitas a processo de seleção, de acordo com os critérios definidos pelos programas de financiamento da formação profissional e/ou outra legislação em vigor – para mais informações contacte os nossos serviços.

Tipologia

Objetivos

•Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais.
•Desenvolver a comunicação assertiva.
•Identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo de comunicação.
•Realizar os diversos tipos de processamento interno da informação.
•Aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação.

Duração

50 horas

Código do Curso / Código UFCD

0350

Saídas Profissionais

UFCD capitaliza para a saída profissional de Técnico/a de Logística

Área de Formação

Comércio

Síntese programática
  • Módulo
  • Carga Horária

Comunicação interpessoal - comunicação assertiva 50 horas

•Processo de comunicação e perfis comunicacionais
◦Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
- Emissor/Receptor
- Canal
- Mensagem/código
- Contexto
- Feedback
◦Diferentes perfis comunicacionais
- Passivo
- Agressivo
- Manipulador
- Assertivo
•Comunicação assertiva
◦Particularidades e vantagens do perfil assertivo
◦Empatia
- Escuta activa/escuta dinâmica
- Conceito de contexto comum
- Semântica sintaxe
- Paralinguagem
•Barreiras à comunicação
◦Barreiras gerais do processo de comunicação
- Barreiras internas
- Objectivas
- Subjectivas
- Barreiras externas
◦Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação
- Construção, adaptação, envio, recepção e interpretação da mensagem
•Processamento interno da informação
◦Processamento fonético
◦Processamento literal (significado)
◦Processamento reflexivo (empático)
•Tipos de perguntas no processo de comunicação
◦Abertas
◦Fechadas
◦Retorno
◦Reformulação
Próximas Ações de Formação