Empregado/a de Restaurante/ Bar (2)

< voltar à lista
Condições de Admissão

Desempregados/as, que pretendam vir a exercer profissões na área da Restauração/ Hotelaria.

As inscrições estarão sujeitas a processo de seleção, de acordo com os critérios definidos pelos programas de financiamento da formação profissional e/ou outra legislação em vigor – para mais informações contacte os nossos serviços.

Tipologia

Objetivos

Organizar, preparar e executar o serviço de restaurante/bar, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, em cooperação com os demais elementos da equipa, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

Duração

300 horas

Código do Curso / Código UFCD

PERB (2)

Saídas Profissionais

Este percurso capitaliza para a saída profissional de Empregado/a de Restaurante/ Bar.

Área de Formação

Hotelaria e Restauração

Síntese programática
  • Módulo
  • Carga Horária

Operar, em segurança, equipamento tecnológico, designadamente o computador 50 horas

•Opera equipamento tecnológico diversificado (por exemplo: câmara de vídeo, videogravador/DVD, televisão; máquina de lavar, caixa multibanco; telemóvel, sonda, sistema de rega, etc.).
•Reconhece os fatores de risco e as precauções a tomar quando se trabalha com determinado tipo de equipamento tecnológico: ligações seguras, postura, fadiga visual, etc..
•Distingue diferentes tipos de computadores (PC, portátil) ao nível do preço, tipo de utilização, entre outras características.
•Abre, redimensiona e fecha uma janela do ambiente de trabalho.
•Configura no computador hora, data, propriedades do monitor, fundo e proteção do ecrã, ...
•Cria um atalho para um ficheiro e muda o nome.
•Usa acessórios do sistema operativo: calculadora; jogos; Paint.
•Reconhece as formas de propagação dos vírus informáticos e seus perigos.
•Ativa um programa anti-vírus e suas opções de segurança.

Usar a Internet para obter, transmitir e publicar informação 50 horas

•Identifica os elementos necessários para ligar um computador à Internet.
•Compara as ofertas dos diferentes fornecedores de serviços.
•Identifica e interpreta vocabulário específico usado na Internet.
•Inicia um programa de navegação (browser) na Web e abre um endereço da Net.
•Reconhece as funções das diferentes barras do programa de navegação: barras de ferramentas, barra de estado,...
•Pesquisa em diferentes motores de busca, utilizando ou não palavra-chave.
•Cria uma caixa de correio pessoal e organiza um livro de endereços.
•Lê, apaga e envia mensagens, com ou sem ficheiro anexo.
•Identifica os cuidados a ter, relativamente aos vírus informáticos, no recebimento de ficheiros em anexo.
•Utiliza informação recebida via internet, noutros suportes.
•Identifica as regras de utilização das salas de conversação.
•Escolhe uma alcunha (nickname) e entra numa sala de conversação.
•Identifica as vantagens e desvantagens deste tipo de serviço.
•Cria um sítio (site) com uma aplicação de apresentações (por ex. MPublisher) ou uma aplicação de edição e gestão (por ex. MFrontPage).
•Modifica o design e esquema de cores (no caso do Publisher).
•Insere links, texto, imagens próprias ou de uma galeria de imagens e pré-visualiza-as num programa de navegação.
•Usa uma aplicação FTP (File Transfer Protocol) para fazer a transferência das páginas (upload) para um servidor público.

Preparação e serviço de bebidas simples 25 horas

•Tecnologia das matérias-primas, equipamentos e utensílios
◦Tipologia das bebidas (fermentadas, destiladas e estimulantes)
◦Funções ou utilizações (aperitivas, digestivas, refrescantes ou dessecantes, alimentares, de sobremesa, outras)
◦Finalidades e formas de utilização do equipamento e máquinas
◦Utensílios e recipientes a utilizar para cada bebida
◦Elementos de decoração e de complemento de bebidas
•Técnicas de serviço de bebidas simples
◦Capitação e preparação
◦Apresentação da bebida ao cliente
◦Desembaraçamento das mesas e do local das preparações
◦Limpeza e arrumação de utensílios
•Normas de higiene e segurança

Preparação e serviço de bebidas compostas 50 horas

•Bebidas compostas
◦Não alcoólicas e alcoólicas
◦Ingredientes
◦Graduação alcoólica das diversas bebidas
◦Classificações das composições de bar
•Tecnologia das matérias-primas, equipamentos e utensílios
◦Funções ou utilizações das bebidas (aperitivas, digestivas, refrescantes ou dessecantes, alimentares, de sobremesa, outras)
◦Finalidades e formas de utilização do equipamento, máquinas e utensílios
•Técnicas de preparação de bebidas compostas
◦Leitura, interpretação e aplicação de receitas
◦Técnicas de mistura
◦Temperaturas aconselháveis para o serviço de cada bebida
•Técnicas de serviço de bebidas compostas
◦Capitações
◦Apresentação das bebidas ao cliente
◦Desembaraçamento de mesas e do local das preparações
◦Limpeza e arrumação de utensílios e de equipamentos
•Normas de higiene e segurança

Serviço de restaurante/bar – serviços especiais 50 horas

•Tipos de serviços especiais
◦Banquetes
◦Buffets
◦Coffee-breaks
◦Wine and cheese party
◦Pôr-do-sol
◦Brunch
◦Cocktail party
◦Porto de honra
◦Outros
•Tecnologia das matérias-primas, equipamentos e utensílios
◦Tipos de iguarias e bebidas a servir
◦Mobiliário, equipamentos e utensílios
•Mise-en-place de serviços especiais
◦Organização dos espaços interiores e/ou exteriores
◦Atoalhados, louças, copos, talheres e outros, em função do tipo de serviço especial
◦Preparação e organização de postos fixos e de apoio para serviços de alimentos e bebidas
◦Preparação, organização e decoração das mesas
◦Preparação dos alimentos e bebidas
◦Distribuição e disposição de alimentos e bebidas
◦Distribuição de alimentos e bebidas em bandeja
•Técnicas de serviços especiais
◦Diferentes métodos de serviço de mesa
◦Corte e apresentação de peixes, mariscos, carnes, frutas, doces e queijos (arte cisória)
◦Empratamento das diversas iguarias servidas
◦Serviço de vinhos e outras bebidas
◦Reposição de utensílios, alimentos e bebidas
◦Desembaraçamento das mesas
◦Serviço de bandeja de alimentos e bebidas
◦Organização e transporte de sólidos e líquidos em bandeja
◦Serviço de bebidas diversas em posto fixo
◦Serviço de recolha de utilizados
◦Organização e articulação da equipa
•Normas protocolares de serviços especiais
◦Mesas de honra
◦Precedências
◦Prioridades
•Normas de higiene e segurança

Comunicação assertiva e técnicas de procura de emprego 25 horas

•Comunicação assertiva
•Assertividade no relacionamento interpessoal
•Assertividade no contexto socioprofissional
•Técnicas de assertividade em contexto profissional
•Origens e fontes de conflito na empresa
•Impacto da comunicação no relacionamento humano
•Comportamentos que facilitam e dificultam a comunicação e o entendimento
•Atitude tranquila numa situação de conflito
•Inteligência emocional e gestão de comportamentos
•Modalidades de trabalho
•Mercado de trabalho visível e encoberto
•Pesquisa de informação para procura de emprego
•Medidas ativas de emprego e formação
•Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
•Rede de contactos
•Curriculum vitae
•Anúncios de emprego
•Candidatura espontânea
•Entrevista de emprego

Plano de negócios - criação de micronegócios 25 horas

•Planeamento e organização do trabalho
◦Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
◦Atitude, trabalho e orientação para os resultados
•Conceito de plano de ação e de negócio
◦Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
◦Análise de experiências de negócio
- Negócios de sucesso
- Insucesso nos negócios
◦Análise SWOT do negócio
- Pontos fortes e fracos
- Oportunidades e ameaças ou riscos
◦Segmentação do mercado
- Abordagem e estudo do mercado
- Mercado concorrencial
- Estratégias de penetração no mercado
- Perspetivas futuras de mercado
•Plano de ação
◦Elaboração do plano individual de ação
- Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
- Processo de angariação de clientes e negociação contratual
•Estratégia empresarial
◦Análise, formulação e posicionamento estratégico
◦Formulação estratégica
◦Planeamento, implementação e controlo de estratégias
◦Negócios de base tecnológica | Start-up
◦Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
◦Estratégias de internacionalização
◦Qualidade e inovação na empresa
•Plano de negócio
◦Principais características de um plano de negócio
- Objetivos
- Mercado, interno e externo, e política comercial
- Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
- Etapas e atividades
- Recursos humanos
- Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
◦Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo
- Elaboração do plano de ação
- Elaboração do plano de marketing
- Desvios ao plano
◦Avaliação do potencial de rendimento do negócio
◦Elaboração do plano de aquisições e orçamento
◦Definição da necessidade de empréstimo financeiro
◦Acompanhamento do plano de negócio
•Negociação com os financiadores

Língua inglesa - informação turística da região 25 horas

•Funcionamento da língua inglesa
◦Regras gramaticais de sintaxe e semântica
◦Unidades significativas: parágrafos, períodos, tipos de fase, estrutura frásica
◦Adequação discursiva
•Funções da linguagem
◦Comparar e contrastar
◦Ouvir e exprimir opiniões
◦Sugerir
◦Descrever
◦Perguntar e exprimir preferências
◦Aconselhar
◦Apresentar
◦Pedir autorização
•Descrição e identificação
◦Património geográfico e cultural
◦Atrações turísticas da região
◦Oferta turística da região
◦Gastronomia e hábitos alimentares
◦Expressões idiomáticas inglesas
Próximas Ações de Formação

De momento, não existem ações de formação agendadas.