Técnico/a de Cozinha/ Pastelaria (3)

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Condições de Admissão

Desempregados/as, com escolaridade igual ou superior ao 9º ano, que pretendam vir a exercer profissões na área da Cozinha/ Pastelaria.

As inscrições estarão sujeitas a processo de seleção, de acordo com os critérios definidos pelos programas de financiamento da formação profissional e/ou outra legislação em vigor – para mais informações contacte os nossos serviços.

Tipologia

Objetivos

Planear, coordenar e executar as atividades de cozinhapastelaria, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras, com vista a garantir um serviço de qualidade e satisfação do cliente.

Duração

300 horas

Código do Curso / Código UFCD

PTCZP (3)

Saídas Profissionais

Este percurso capitaliza para a saída profissional de Técnico/a de Cozinha/Pastelaria.

Área de Formação

Hotelaria e Restauração

Síntese programática
  • Módulo
  • Carga Horária

Gastronomia e cultura 25 horas

•História da cozinha/pastelaria
◦Evolução
◦Influência da cozinha francesa na gastronomia
◦Influências na cozinha portuguesa
•Gastronomia
◦Património cultural (evolução e desenvolvimento)
◦Regional
◦Nacional
◦Mediterrânica
◦Produtos gastronómicos nacionais
◦Novos produtos culinários
◦Produtos de qualidade certificados
◦Vinhos
◦Queijos, enchidos e ensacados
◦Outros
•Hábitos e culturas alimentares
◦Tendências gastronómicas
◦Cozinhas do mundo

Cozinha/pastelaria – aprovisionamento 50 horas

•Sistema de controlo de qualidade dos alimentos e bebidas
◦Circuito de mercadorias
•Economato
◦Caracterização, localização e organização
◦Equipamento, maquinaria e mobiliário
◦Categorias e funções do pessoal do economato
•Compra das mercadorias
◦Política de compra (padrão das especificações de compra)
◦Seleção de fornecedores
◦Negociação
◦Formulários de encomenda
◦Controlo da compra (pedidos de cotação)
•Receção e controlo de mercadorias
◦Formulário de entrega
◦Registo de receção, conferência e verificação de qualidade
◦Não conformidades e reclamações
•Armazenamento das mercadorias
◦Instalações e equipamento
◦Regras de acondicionamento e armazenamento
◦Regras de conservação das matérias-primas perecíveis e não perecíveis (processos biológicos, químicos e físicos)
◦Tecnologias aplicadas à conservação
◦Programas de limpeza de equipamento
•Controlo de existência em stock/aprovisionamento
◦Requisições internas
•Normas de higiene e segurança

Sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) 25 horas

•Segurança alimentar (HACCP)
◦Enquadramento
◦Princípios e conceitos
◦Terminologia
◦Regulamentação em vigor
•Aplicação do sistema HACCP
◦Etapas e procedimentos
◦Manutenção de processos

Noções e normas da qualidade 25 horas

•O que é a qualidade
•Controlo da qualidade
•Qualidade total: Normas ISO 9000; passos da certificação de uma empresa
•Qualidade ambiental:
◦As empresas e a conservação do ambiente
◦Prevenção da poluição
◦Redução de desperdícios e rentabilização de recursos
•Normas ISO 14000
•Verificação e controlo do trabalho produzido

Marketing na restauração 25 horas

•Marketing na restauração
◦Impacto do marketing
◦Benchmarking
◦Análise de mercado
◦Análise SWOT
◦Segmentação de mercado
◦Estratégias de marketing
◦7 P
◦Satisfação do cliente
•Marketing da ementa
•Decoração do restaurante
•Estratégias de comunicação

Desenvolvimento pessoal e técnicas de procura de emprego 25 horas

•Conceitos de competência, transferibilidade e contextos de aprendizagem (formal e informal) – aplicação destes conceitos na compreensão da sua história de vida, identificação e valorização das competências adquiridas
•Atitude empreendedora/proactiva
•Competências valorizadas pelos empregadores - transferíveis entre os diferentes contextos laborais
◦Competências relacionais
◦Competências criativas
◦Competências de gestão do tempo
◦Competências de gestão da informação
◦Competências de tomada de decisão
◦Competências de aprendizagem (aprendizagem ao longo da vida)
•Modalidades de trabalho
•Mercado de trabalho visível e encoberto
•Pesquisa de informação para procura de emprego
•Medidas ativas de emprego e formação
•Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
•Rede de contactos (sociais ou relacionais)
•Curriculum vitae
•Anúncios de emprego
•Candidatura espontânea
•Entrevista de emprego

Perfil e potencial do empreendedor - diagnóstico/ desenvolvimento 25 horas

•Empreendedorismo
◦Conceito de empreendedorismo
◦Vantagens de ser empreendedor
◦Espírito empreendedor versus espírito empresarial
•Autodiagnóstico de competências empreendedoras
◦Diagnóstico da experiência de vida
◦Diagnóstico de conhecimento das “realidades profissionais”
◦Determinação do “perfil próprio” e autoconhecimento
◦Autodiagnóstico das motivações pessoais para se tornar empreendedor
•Características e competências-chave do perfil empreendedor
◦Pessoais
- Autoconfiança e automotivação
- Capacidade de decisão e de assumir riscos
- Persistência e resiliência
- Persuasão
- Concretização
◦Técnicas
- Área de negócio e de orientação para o cliente
- Planeamento, organização e domínio das TIC
- Liderança e trabalho em equipa
•Fatores que inibem o empreendedorismo
•Diagnóstico de necessidades do empreendedor
◦Necessidades de carácter pessoal
◦Necessidades de carácter técnico
•Empreendedor - autoavaliação
◦Questionário de autoavaliação e respetiva verificação da sua adequação ao perfil comportamental do empreendedor

Língua estrangeira - iniciação - Espanhol 50 horas

•Competências de interpretação
◦Ouvir/Ver
- Compreensão de textos simples, breves e claros relacionados com aspetos da vida quotidiana e/ou com as áreas de interesse dos adultos
- Compreensão das ideias gerais de um texto em língua corrente sobre aspetos relativos aos tempos livres, bem como a temas atuais e assuntos do interesse pessoal e/ou profissional dos adultos, quando o discurso é claro, pausado e adequado ao seu nível linguístico
- Compreensão do conteúdo informativo simples de material audiovisual (entrevista, conversa telefónica, conversa informal entre pares, outros)
◦Ler
- Compreensão de textos curtos e simples sobre assuntos do quotidiano, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
- Detecção de informação previsível concreta em textos simples de uso comum (conversa telefónica, entrevista, outros)
- Compreensão de textos simples em língua corrente sobre assuntos do quotidiano e relacionados com as áreas de formação e/ou atividade profissional dos adultos
- Percepção de acontecimentos relatados, assim como sentimentos e desejos expressos
- Comunicação em situações do quotidiano implicando troca de informação simples e direta sobre assuntos e atividades correntes, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
- Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos
- Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da actualidade
•Competências de produção
◦Falar/Escrever
- Uso de frases simples e curtas para falar da família, dos outros e do seu percurso pessoal, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
- Produção, simples e breve mas articulada, de enunciados para narrar, descrever, expor informações e pontos de vista
- Comunicação em situações do quotidiano que exigem apenas troca de informação simples e direta sobre assunto e atividades correntes
- Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos
- Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da actualidade
- Escrita de textos curtos e simples relacionados com aspetos da vida quotidiana
- Escrita de textos simples e estruturados sobre assuntos conhecidos e do seu interesse
- Intervir tendo em conta que os percursos individuais são afetados pela posse de diversos recursos, incluindo competências ao nível da cultura, da língua e da comunicação
- Agir em contextos profissionais, com recurso aos saberes em cultura, língua e comunicação
- Formular opiniões críticas mobilizando saberes vários e competências culturais, linguísticas e comunicacionais
- Identificar os principais fatores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação

Língua estrangeira - continuação - Espanhol 50 horas

•Competências de interpretação
◦Ouvir/Ver
- Compreensão de discursos fluidos e capacidade de seguir linhas de argumentação dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outros módulos de formação
- Compreensão de noticiários e programas de atualidade sobre assuntos correntes, em suportes variados
- Compreensão de informações sobre tópicos do quotidiano e relacionados com o trabalho
- Identificação de aspetos gerais e específicos de mensagens orais
◦Ler
- Compreensão de diversos tipos de texto, dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, recorrendo, de forma adequada, à informação visual disponível, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outros módulos de formação
- Compreensão de textos extensos, de caráter literário e não literário
- Compreensão de informações técnicas, como livros de instruções e folhetos informativos, entre outros, de equipamentos usados no dia-a-dia
- Leitura de textos de forma autónoma, apropriando-se do texto lido através da utilização de pausas, inflexões e velocidades diferentes, de forma a criar expressividade na leitura
- Leitura e interpretação de textos longos de forma a reunir e cruzar informações de fontes diversas
- Leitura e interpretação de textos literários de autores de mérito e impacto reconhecidos
- Compreensão de instruções escritas complexas
•Competências de produção
◦Falar
- Interacção eficaz em língua estrangeira, participando ativamente em discussões dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, defendendo pontos de vista e opiniões, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outras situações de aprendizagem formal, informal e não formal
- Mobilização de recursos linguísticos de forma a relacionar informação proveniente de fontes e áreas diversificadas
- Resumo e síntese de informação de modo lógico e coerente
- Exposição oral de raciocínios, opiniões, ideias e ideais de forma estruturada e sustentada com argumentação adequada
- Construção de respostas estruturadas e coerentes recorrendo a mecanismos de encadeamento de conversação
◦Escrever
- Elaboração de textos claros e variados, de modo estruturado, atendendo à sua função e destinatário, dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outros módulos de formação
- Mobilização de recursos linguísticos de forma a relacionar informação proveniente de fontes e áreas diversificadas
- Resumo e síntese de informação de modo lógico e coerente
- Registo de notas como forma de regulação do quotidiano
- Produção de textos de caráter autobiográfico: cartas, memórias, diários
- Produção de textos de caráter transaccional
- Descrição de experiências, sentimentos e acontecimentos do contexto pessoal, profissional ou institucional
- Produção de textos de reflexão crítica e argumentativa sobre assuntos de caráter abstrato, relacionados com as suas vivências, o seu ideário e, sempre que possível, cruzados com as temáticas dos diversos módulos de formação
Próximas Ações de Formação
  • Vila Real Santo António 2019-09-30 a 2019-12-12

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