Animador/a Sociocultural (7)

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Condições de Admissão

Desempregados/as, que pretendam vir a exercer profissões na área da Animação Sociocultural, com escolaridade igual ou superior ao 9º ano.

As inscrições estarão sujeitas a processo de seleção, de acordo com os critérios definidos pelos programas de financiamento da formação profissional e/ou outra legislação em vigor – para mais informações contacte os nossos serviços.

Tipologia

Objetivos

Promover o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo atividades de animação (de carácter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo).

Duração

200 horas

Código do Curso / Código UFCD

PASC (7)

Saídas Profissionais

Este percurso capitaliza para a saída profissional de Animador/a Sociocultural

Área de Formação

Trabalho Social e Orientação

Síntese programática
  • Módulo
  • Carga Horária

Desenvolvimento pessoal e social - o papel da escola 25 horas

•A função da escola no processo de socialização e instrução
•As consequências da massificação do ensino – da igualdade de acesso à desigualdade de sucesso
•A relação da heterogeneidade de público escolar face à interação seletiva operada na escola
•Os conceitos de habitus cultural e aluno ideal, num pressuposto de selectividade
•A escola num quadro de reprodução da cultura da classe dominante

Cidadania e globalização 25 horas

•Conceito de globalização
•As consequências da globalização aos níveis cultural e social
•Assimilação de valores e normas sociais que favoreçam a integração social e profissional
•A intervenção sociocultural na sociedade com vista à integração das comunidades estrangeiras

Intervenção sociocultural e representação social da diferença 25 horas

•Ser diferente versus normal
•As questões étnicas e culturais
•Os emigrantes e as suas culturas
•A importância da multiculturalidade e interculturalidade na sociedade actual
•A saúde mental e as suas implicações no ser “normal”
•O processo de envelhecimento
•O papel do idoso na vida social, familiar, económica e política – O que é ser velho
•Os aspetos individuais e coletivos da vida - os fatores genéticos, biológicos, físicos, químicos e nutricionais e os aspetos psicológicos, sociológicos, económicos, comportamentais, ambientais
•As questões de género

Corpo e movimento 25 horas

•O esquema corporal
•A arquitetura do corpo
•Eixos e coordenadas do movimento
•Decomposição do movimento de modo fraccionado
•Dicotomias: tensão/relaxamento, movimento/pausa, interior/exterior, conter/ser contido, equilíbrio/desequilíbrio
•O corpo em movimento pelo espaço
•Partilha do espaço com outros corpos em movimento
•O esquema corporal do outro
•O corpo no coletivo do corpo dos outros/ condição para que o outro confie o seu corpo no coletivo
•A força expressiva da imagem inconsciente do corpo
◦Oralidade
◦Corporalidade
◦Interioridade

Mundo dos sons 25 horas

•A Música
◦Altura
◦Ritmo
◦Timbre
◦Dinâmica
◦Forma
◦Harmonia
•O Corpo e a Voz
◦Aparelho ressoador, respiratório e ressoador – seu funcionamento

Jogo dramático 25 horas

•O papel do jogo no desenvolvimento da criança, do jovem e do adulto
•Jogo simbólico, jogo dramático e dramatização
•Exercícios dramáticos com e sem objetos

Ideias e oportunidades de negócio 50 horas

•Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
◦Noção de negócio sustentável
◦Identificação e satisfação das necessidades
- Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
- Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
•Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
◦Conceito básico de negócio
- Como resposta às necessidades da sociedade
◦Das oportunidades às ideias de negócio
- Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
- Análise de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target)
- Descrição de uma ideia de negócio
◦Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
•Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
◦Formas de recolha de informação
- Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
- Indireta – através de associações ou serviços especializados - públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
◦Tipo de informação a recolher
- O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
- Os produtos ou serviços
- O local, as instalações e os equipamentos
- A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
- Os meios de promoção e os clientes
- O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
•Análise de experiências de criação de negócios
◦Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
- Por sector de atividade/mercado
- Por negócio
◦Modelos de negócio
- Benchmarking
- Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
- Parceria de outsourcing
- Franchising
- Estruturação de raiz
- Outras modalidades
•Definição do negócio e do target
◦Definição sumária do negócio
◦Descrição sumária das atividades
◦Target a atingir
•Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
◦Meios e recursos de apoio à criação de negócios
◦Serviços e apoios públicos – programas e medidas
◦Banca, apoios privados e capitais próprios
◦Parcerias
•Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
◦Análise do negócio a criar e sua validação prévia
◦Análise crítica do mercado
- Estudos de mercado
- Segmentação de mercado
◦Análise crítica do negócio e/ou produto
- Vantagens e desvantagens
- Mercado e concorrência
- Potencial de desenvolvimento
- Instalação de arranque
◦Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
•Tipos de negócio
◦Natureza e constituição jurídica do negócio
- Atividade liberal
- Empresário em nome individual
- Sociedade por quotas
•Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
◦Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
◦Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)
Próximas Ações de Formação

De momento, não existem ações de formação agendadas.