Relações interpessoais

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Condições de Admissão

Ativos/as empregados/as e desempregados/as, com escolaridade igual ou superior ao 9º ano, que pretendam desenvolver as suas competências comunicacionais e de relacionamento interpessoal.

As inscrições estarão sujeitas a processo de seleção, de acordo com os critérios definidos pelos programas de financiamento da formação profissional e/ou outra legislação em vigor – para mais informações contacte os nossos serviços.

Tipologia

Objetivos

•Identificar as características comportamentais dos seres humanos.
•Identificar as estruturas, os processos de comunicação e os aspetos relacionais na empresa /organização / instituição.
•Utilizar técnicas de condução e controlo de interações pessoais (estilo e atitudes de comunicação interpessoal), adequadas a cada situação.
•Identificar o grupo enquanto unidade de comportamento social e os diferentes processos de interação dentro do mesmo e deste com o exterior.
•Gerir os obstáculos à comunicação/compreensão da mensagem e dos conflitos a eles inerentes.
•Reconhecer a importância da qualidade das relações interpessoais para o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo.

Duração

50 horas

Código do Curso / Código UFCD

5272

Saídas Profissionais

Esta UFCD capitaliza para a saída profissional de Técnico/a de Juventude

Área de Formação

Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

Síntese programática
  • Módulo
  • Carga Horária

Relações interpessoais 50 horas

•As Relações Interpessoais enquanto processo de comunicação
◦A comunicação
- O processo de comunicação e os seus elementos
- Comunicação verbal e comunicação não verbal
- Princípios e comportamentos fundamentais para uma comunicação eficaz
◦Atitudes comunicacionais nas relações interpessoais
◦Estilos de comunicação
◦Análise Transaccional
•Processos Básicos das Relações Interpessoais
◦Princípios gerais do comportamento;
◦A formação das primeiras impressões e as expectativas nas relações interpessoais
◦O processo motivacional segundo Maslow e Herzberg
•Motivos dos clientes
◦Liderança
•As relações interpessoais e a sociedade
◦O grupo como unidade de comportamento social
◦A comunicação interpessoal no grupo / empresa / instituição / organização
◦Relação entre necessidades individuais e objetivos do grupo / empresa / instituição / organização
◦O conceito de conflito nas relações interpessoais
◦Estratégias de resolução de conflito
◦Mediação / negociação interpessoal
Próximas Ações de Formação

De momento, não existem ações de formação agendadas.