Técnico/a de Ação Educativa (Profissional)

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Condições de Admissão

- Idade: ≥ 23 anos
- Habilitação escolar: ≥ 12º ano de escolaridade
- Situação face ao emprego: Desempregados/as

Tipologia

Cursos de Educação e Formação de Adultos - EFA

Objetivos

A conclusão do curso com aproveitamento confere o nível 4 de formação em Técnico/a de Ação Educativa.

Duração

1375 horas

Código do Curso / Código UFCD

761175_EFA PROF

Saídas Profissionais

Técnico/a de Ação Educativa: É o/a profissional que cuida, apoia, vigia e acompanha crianças e jovens sob a orientação de outros profissionais, apoiando o planeamento, organização e execução de atividades do quotidiano, de tempos livres e ou pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento integral e bem­estar das crianças e jovens, no respeito pelos princípios de segurança e deontologia profissional.  Atividades Principais: - Colaborar na planificação, organização e execução de atividades a desenvolver com as crianças e jovens em diferentes contextos de atuação. - Colaborar com o/a responsável pelas atividades lúdico­pedagógicas no seu planeamento e organização, em função das temáticas e dos conteúdos a desenvolver. - Vigiar, acompanhar e apoiar crianças e jovens, no desenvolvimento das atividades previstas, garantindo e promovendo a sua segurança em todos os momentos. - Acompanhar e apoiar crianças e jovens no desenvolvimento das atividades de higiene pessoal. - Organizar refeições, bem como acompanhar e apoiar as crianças e jovens durante o período de refeições. - Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças e jovens se encontram, bem como dos equipamentos e materiais utilizados. - Detetar e reportar superiormente eventuais problemas de saúde e de desenvolvimento ou outros respeitantes às rotinas diárias das crianças e jovens. - Registar e reportar superiormente ocorrências.

Área de Formação

Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

Síntese programática
  • Módulo
  • Carga Horária

Portefólio Reflexivo de Aprendizagens (prof) 65 horas

Os/as formandos/as elaboram o seu PRA (Portefólio Reflexivo de Aprendizagens) com base nas aprendizagens desenvolvidas ao longo da formação, devendo o mesmo refletir e evidenciar o processo de formação do individuo, congregando os trabalhos e reflexões realizados no âmbito do seu percurso formativo, enquanto conjunto planeado, organizado e selecionado de documentos.

Ética e deontologia profissional no trabalho com crianças e jovens 25 horas

•Ética e deontologia profissional no trabalho com crianças e jovens
-Conceitos de ética e de moral
-Princípios de referência ética
- Competência
- Responsabilidade
- Integridade
- Respeito
-Os Direitos das Crianças
-Respeito pelo superior interesse da criança
-Respeito pelas diferenças religiosas, culturais e socioeconómicas da criança e sua família
-Dever de transparência e Informação à família
-Dever de colaboração com a família na procura de soluções
-Dever de zelo
-Particularidades da aplicação dos princípios éticos e deontológicos no trabalho com crianças em contexto diferenciados
- Domicílio
- Entidades privadas
- Entidades públicas
•Compromissos com os intervenientes
-Compromisso com as crianças e jovens
-Compromisso com as famílias
-Compromisso com a equipa
-Compromisso com a entidade empregadora
-Compromisso com a comunidade e com a sociedade em geral
•Comportamentos e atitudes
-Relações interpessoais
-Resolução de conflitos
-Bem-estar pessoal
-Ética do cuidado
-Sigilo profissional
-Negligência e maus tratos

Ato educativo - contexto e intervenientes 25 horas

•Conceito de educação
•Destinatários
•Valor da educação
•Contextos de atendimento à criança/jovem
-No estabelecimento escolar
-No domicílio
-Em instituições de acolhimento
-No hospital
-No centro de atividades de ocupação de tempos livres
-Nas atividades de ocupação de tempos livres
•Principais agentes educativos
-Criança
-Família
-Representantes legais
-Comunidade
-Educadores
•Papel do educador como agente educativo e seu perfil psicopedagógico
•Interação estabelecimento escolar/instituições de apoio/ família-comunidade

Fundamentos de pedagogia 50 horas

•Modelos pedagógicos em diferentes contextos educativos
•Modelos pedagógicos e implicação na organização e funcionamento dos espaços educativos
•Teorias da aprendizagem
-Comportamentalista
-Cognitivista
-Construtivista
•Principais correntes pedagógicas
-Fröebel
- Biografia
- Fröebel e o surgimento do primeiro Jardim-de-infância
- Importância do simbolismo na teoria de Fröebel
-Montessori
- Vida e obra de Maria Montessori
- Métodos de Montessori utilizados na educação da infância
-Decroly
- Vida e obra de Ovide Decroly
- Importância atribuída por Decroly ao desenvolvimento infantil e ao caráter global da atividade da criança
- Teorias baseadas em características psicológicas e sociológicas
- Criação de “Centros de Interesse” e passagem da criança por três momentos distintos: a observação, a associação e a expressão
- Análise de algumas obras importantes de Decroly
-Freinet
- Biografia de Célestin Freinet
- Ser Humanista segundo Freinet
- Pedagogia de Freinet e a educação pelo trabalho
-Piaget
- Vida e obra de Jean Piaget
- Conceito de Desenvolvimento, segundo Piaget, e os fatores que o influenciam
- Três “A” de Piaget: assimilação; acomodação; adaptação
- Estádios de desenvolvimento segundo Piaget: estádio sensório-motor; estádio pré-operatório; estádio operatório concreto; estádio operatório formal

Currículo e áreas de conteúdo educativo 25 horas

•Modelos curriculares
-Definição e fundamentos – referências teóricas e valores
-Paradigmas e principais teorizadores
•Orientações curriculares e áreas de conteúdo
-Fundamentos e princípios educativos
-Desenvolvimento e aprendizagem como vertentes indissociáveis
-Reconhecimento da criança ou do jovem como sujeito e agente do processo educativo
-Áreas de conteúdo a abordar
-Metodologias
•Construção e gestão do currículo
-Papel do educador
-Papel de outros profissionais de ação educativa
-Papel da criança

Atividades do quotidiano com crianças e jovens 25 horas

•Organização e gestão do espaço educativo
-Espaço e tempo
-Regras e rotinas
•Adaptação da criança e do jovem aos diferentes contextos educativos
-Relacionamento afetivo
-Ambiente securizante
•Planificação de atividades
•Atividades do quotidiano da criança
-Principais tarefas nos períodos da refeição
-Principais tarefas no período de descanso
-Higiene e conforto
-Atividades lúdicas e pedagógicas
-Apoio ao estudo

Respostas sociais e educativas para crianças e jovens 25 horas

•Respostas sociais e educativas para crianças e jovens
-Ama e Creche Familiar
-Creche
-Educação pré-escolar
-Escolaridade obrigatória
-Outras respostas
•A criança e o jovem no contexto
-Adaptação da criança e do jovem aos vários contextos
-A separação da familia
- A importância das rotinas
-O tempo livre da criança e o tempo ocupado livremente
-Tempo de estudo vs tempo livre
•Os profissionais
-Os cuidadores informais
-Os cuidadores formais
-Outros profissionais

Espaços socioeducativos 25 horas

•Alterações na sociedade portuguesa
-Alteração na composição dos sectores produtivos e na distribuição da população ativa
-Crescente feminização do trabalho por razões económicas e sociais
-Crescente independência da mulher do ponto de vista económico e afetivo
-Novas formas de família
•Conceito de espaço educativo
•Conceito de espaço socioeducativo
•Conceito de animação socioeducativa
•Abordagem às características das crianças e dos jovens em função da faixa etária, para garantir espaços seguros e promotores de bem-estar
•Organização do ambiente educativo
-Organização do/s grupo/s,
-Organização do espaço
- Funcionalidade e adequação do espaço interior e exterior
- Área totalmente aberta
- Áreas acolhedoras e reservadas
- Ateliers
- Espaço exterior
-Adequação às necessidades e evolução do grupo
-Organização do tempo
•Critérios para a escolha de equipamento adequado
-Seguro
-Funcional
-Qualidade estética
-Adequação ao nível etário
-Resistência
-Multiplicidade de utilizações
-Valorização de materiais naturais
-Utilização de materiais recicláveis
•Critérios para a escolha de materiais
-Funcionalidade
-Versatilidade
-Durabilidade
-Segurança
-Valor estético
-Igualdade de género
-Fácil conservação e limpeza
-Normas de segurança
-Rico e variado
-Polivalente
-Resistente
-Estimulante e agradável à vista e ao tato
-Acessível
-Manufaturado e/ ou feito pelas crianças ou jovens
•Material educativo

Projeto de intervenção pedagógica 50 horas

•Distinção entre: projeto e plano; projeto educativo; projeto de estabelecimento
•Projeto de intervenção pedagógica
-Caracterização
-Identificação das necessidades
-Constituição
-Procedimentos/estratégias
-Estratégias de avaliação
•Pedagogia de projeto
-Caracterização do trabalho de projeto
-Fases de elaboração de um relatório de projeto
- Identificação das necessidades/constrangimentos
- Fundamentação
- Fase de preparação
- Fase de lançamento
- Fase de organização/planificação
- Fase de realização
- Fase de avaliação
- Fase de divulgação
-Meios para a concretização de um projeto, relacionados com as etapas de desenvolvimento infantil
-Elaboração de um projeto de intervenção pedagógica
•Trabalho de projeto
-Caracterização do trabalho de projeto
•Projeto Educativo
-Caracterização do contexto
-Identificação das necessidades/constrangimentos
-Definição de prioridades e campos de atuação
-Objetivos Gerais do estabelecimento de ensino
-Estrutura Organizacional
-Metas
-Relações com a comunidade e outros parceiros
-Avaliação
•Projeto Curricular de Turma
-Caracterização da turma e dos alunos
-Identificação de problemas
-Organização do ambiente educativo
-Opções e prioridades curriculares
-Metodologia
-Objetivos
-Estratégias
-Avaliação dos processos e efeitos
-Relação com as famílias e outros parceiros

Planificação de atividades pedagógicas e gestão do tempo 50 horas

•Registo e planificação de atividades
-Importância do registo
-Grelhas de observação e registo
-Do registo à planificação
-Da planificação à ação
•Utilização eficaz do tempo
-Formas de planeamento de atividades
-Listagem detalhada de atividades de rotina
-Previsão do tempo necessário por tarefa
-Horário diário / semanal
-Tomada de decisões
-Comunicação
-Tempo dos outros
•Observação e planificação da ação
-Desenvolvimento de atividades com crianças
- Entrada e acolhimento das crianças e familiares
- Atividades pedagógicas na sala e no exterior

Educação inclusiva e necessidades educativas específicas 50 horas

•Educação inclusiva
-Princípios e valores da educação inclusiva
- Diversidade individual e social
- Equidade no acesso a uma educação de qualidade
- Oportunidades educativas
- Valorização da diversidade
- Princípio da não discriminação
•Necessidades educativas específicas: Interação entre fatores intrínsecos e fatores ambientais
-Conceitos de atividade e participação
-Conceito de deficiências e incapacidade
-Modelo de funcionalidade e incapacidade
- Fatores intrínsecos à criança
- Estruturas e funções do corpo
- Alterações nas estruturas e funções do corpo
- Fatores ambientais - facilitadores ou barreiras à atividade e participação
- Produtos e tecnologia
- Ambiente natural e acessibilidade
- Apoio e relacionamentos
- Atitudes
- Serviços, sistemas e políticas
•Interação família/equipa educativa

Literatura para a infância e juventude 25 horas

•Autores de literatura para a infância e juventude
•Livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura para as diversas faixas etárias
•Tipos de ilustração
•Estratégias e técnicas de contar histórias
•Estratégias de atenção
•Técnicas de leitura
•Fantoches
•Sombras
•Flanelógrafo
•Dramatização

•Elaboração de ficheiros
•Provérbios
•Adivinhas
•Lengalengas
•Canções

•Organização e dinamização de uma biblioteca na sala de atividades

Técnicas de animação para crianças e jovens 25 horas

•Perfil do animador
•Tipos de animação
-Animação individual
- Definição
- Estratégias
- Atividades
-Animação de grupos
- Definição
- Estratégias
- Atividades
•Planeamento de atividades
-Objetivos e meios para promover o desenvolvimento e aprendizagem da criança e do jovem
-Atividades
-Equipamentos, espaços, recursos materiais e humanos
-Metodologias e técnicas

Cuidados básicos de higiene em crianças e jovens 50 horas

•Higiene básica
•Privacidade e integridade
•Regras e práticas
•Comunicação

•Produtos de higiene, hidratação e conforto
•Cuidados de segurança, manutenção e higiene de materiais, equipamentos e utensílios utilizados
•Técnicas de higiene
•Cuidados de higiene e conforto
•Muda de fraldas
•Técnicas de vestir e despir
•Ajudas técnicas de apoio
•Higienização dos espaços
•Recolha, separação e transporte de resíduos
•Ocorrências e anomalias no apoio à prestação de cuidados
•Procedimentos de registo e reporte

Prestação de cuidados humanos básicos - alimentação 25 horas

•Composição e valor nutricional dos alimentos
•Necessidades nutricionais nas diferentes fases da vida
•Regras alimentares
-Diversidade dos alimentos
-Diversidade das refeições (alimentos a privilegiar e a evitar)
-Nº de refeições, horários e intervalos
-Quantidades
•Técnicas de comunicação
•Alimentação
•Dietas terapêuticas
•Suplementos alimentares
•Hidratação (plano de ingestão de líquidos)
•Confeção de refeições ligeiras
-Tipologia das refeições
-Técnicas de preparação
-Técnicas de manipulação e conservação (matérias-primas e alimentos frescos e confecionados)
-Técnicas de acondicionamento
•Cuidados de higiene alimentar
-Preparação dos tabuleiros de refeição
•Cuidados de higiene (antes e após as refeições)
-Posicionamentos para a toma das refeições
•Ingestão de alimentos e bebidas
-Controlo de riscos
-Sinais de alerta (engasgamento)
•Alterações no padrão alimentar
•Eliminação de resíduos alimentares
•Ocorrências e anomalias no apoio à prestação de cuidados
•Procedimentos de registo e reporte

Cuidados de saúde primários para crianças e jovens 25 horas

•Conceito de saúde
•Abordagem holística da saúde
•Capacitação dos cuidadores
•Saúde mental e prevenção da violência
•Alimentação saudável
•Atividade física
•Mobilidade segura e sustentavel
•Alteração do estado de saúde - sinais
•Prevenção de comportamentos aditivos e depêndencias
•Estratégias de promoção da inclusão de crianças e jovens com necessidades de saúde especiais
•Desenvolvimento de competências sociais e emocionais para a tomada de decisões responsáveis em saúde
•Plano Nacional de Vacinação
•Estratégias de atuação do/a cuidador/a em casos de doenças não transmissíveis e doenças transmissíveis
•Medidas de prevenção e atuação
-Alterações respiratórias
-Alterações gastrointestinais
-Casos de desidratação
-Febre/convulsões
-Parasitoses
-Intoxicações
-Infeções urinárias
-Pediculose
-Doenças infeto-contagiosas
-Outras
•Medidas de prevenção e atuação para crianças e jovens com necessidades de saúde específicas
-Criança e jovem com doença crónica complexa
-Criança e jovem com doença aguda
-Criança e jovem com alergias e intolerâncias alimentares
-Criança e jovem com diabetes
•Evicção escolar
•Linhas de aconselhamento de saúde
-Linha de saúde 24
-Outras linhas de apoio e aconselhamento

Segurança e prevenção de acidentes com crianças e jovens 50 horas

•Acidentes mais graves e mais frequentes
-Tipo de acidentes
-Locais e condições de ocorrência
-Produtos, artigos e equipamentos envolvidos
•Causas dos acidentes
-Características dos espaços, produtos e equipamentos
-Comportamentos dos adultos
•Desenvolvimento da criança e do jovem e a sua relação com a ocorrência de acidentes
•Medidas de prevenção dos acidentes
-Comportamento dos adultos
-Adaptação do ambiente e organização do espaço
-Seleção e organização das atividades
-Escolha, utilização e manutenção dos artigos, mobiliário, equipamentos e brinquedos
-Utilização de equipamentos de proteção
•Estratégias de prevenção dos acidentes ao longo do desenvolvimento da criança e do jovem
-Em casa (quedas, afogamentos, queimaduras, intoxicações, asfixia e estrangulamento, outros traumatismos)
-No transporte no automóvel, mota, bicicleta e a pé
-No transporte coletivo de crianças
-Na escolha e utilização de artigos de puericultura, brinquedos e produtos de proteção/adaptação da casa
-Nos estabelecimentos educativos
-Nos espaços de jogo e recreio (ex: parques infantis) e outros espaços e atividades ao ar livre
-Nas atividades desportivas e de lazer
-Nas visitas de estudo, idas à praia e outras atividades fora da escola
-Na escolha e utilização de equipamentos de proteção pessoal
•Primeiros socorros com crianças e jovens
-Noção de urgência e emergência médica
-Guias de atuação perante uma emergência

Crescimento e desenvolvimento na infância 50 horas

•Desenvolvimento de crianças
-Desenvolvimento físico e psicomotor
-Desenvolvimento cognitivo
-Desenvolvimento da linguagem
-Desenvolvimento socioafetivo
•Especificidades do desenvolvimento de crianças
•Vinculação: a criança e o adulto de referência
•Primeiros comportamentos sociais
-Importância do contexto pré-escolar e suas implicações nos comportamentos sociais
-Importância do papel do adulto como modelo de referência
-Importância do contexto escolar e suas implicações nos comportamentos sociais
-Internet e redes sociais
-Principais desafios do desenvolvimento da sexualidade e relações entre pares
•Fatores condicionantes do desenvolvimento das crianças
•Problemas de desenvolvimento - sinais de alerta

Crescimento e desenvolvimento na adolescência 50 horas

•Desenvolvimento de jovens
-Desenvolvimento físico e psicomotor
-Desenvolvimento cognitivo
-Desenvolvimento da linguagem
-Desenvolvimento socioafetivo
•Especificidades do desenvolvimento de jovens
•Vinculação: o adolescente e o adulto de referência
•Comportamentos sociais
-Importância do contexto escolar e suas implicações nos comportamentos sociais
-Internet e redes sociais
-Principais desafios do desenvolvimento da sexualidade e relações entre pares
•Fatores condicionantes do desenvolvimento dos jovens
•Problemas de desenvolvimento - sinais de alerta
•O período da adolescência
-Caraterísticas
-Adaptação e inserção
-Desvios
-Estratégias de comunicação

Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância 25 horas

•Intervenção precoce
-Definição
-Destinatários
-Modelo de intervenção e articulação – Saúde, Educação e Segurança Social
- Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância – SNIPI
- Organização e competências
- Critérios de elegibilidade e encaminhamento
- Metodologia de intervenção dos organismos competentes
- Papel das equipas locais de intervenção (ELI) - Articulação da intervenção multidisciplinar
•Problemas de desenvolvimento
-Identificação de sinais de alarme - critérios de elegibilidade
•Papel do profissional – Criação de condições adequadas ao desenvolvimento infantil
•Cuidados a prestar à criança
•Papel da família e da comunidade – Intervenção centrada na família

Linguagem plástica – elementos estruturantes 25 horas

•Aspeto evolutivo da pintura e desenho na criança
•Formação espontânea do registo da criança
•Dimensão expressiva do traço
•Elementos estruturais da linguagem plástica
•Ponto
•Linha
•Textura
•Estrutura
•Volume
•Claro/escuro
•Cor

Pintura e práticas de representação livre 25 horas

•Experimentação e exploração das múltiplas técnicas de pintura e desenho
-Adequação utensílio / suporte
-Exploração de diversos suportes de pintura e desenho
-Exploração e manejo de diferentes suportes
•Desenho não figurativo
-Reprodução de formas geométricas com ou sem modelo
-Ritmos ornamentais
•Desenho figurativo
-Representação de formas da natureza com ou sem modelo
-Representação da figura humana
-Representação de vivências, sentimentos
-Representação de sequências temporais
•Desenvolvimento da criatividade
-Criação de seres ou situações fantásticas
-Criação a partir de uma forma
-Criação a partir de imagens sensoriais

Recursos e materiais educativos 25 horas

•Experimentação com cor
-Manipulação de materiais corantes
-Perceção da riqueza cromática
-Identificação das cores primárias e secundárias
-Expressividade e simbologia da cor
-Composições figurativas
-Composições não figurativas
•Exploração e aplicação de diferentes técnicas pictóricas
-Pintura sobre diferentes texturas e com diferentes utensílios (pincel, esponja, rolo, vegetais, e outros)
-Pintura liquida (jacto, gota a gota, impressão, salpicada, e outros)
-Estampagem (dedos, mãos, cortiça, corda, vegetais)
-Colagem (papel e outros materiais)
-Mosaicos (tecidos, elementos de reciclagem e outros materiais)
-Vitrais (papel transparente e outros materiais)
•Correlação de instrumentos e materiais alternativos
-Embalagens - utilização de papéis vários - banana, algodão, canson, musgami, entre outros
-Técnicas, materiais e suportes para realização de fantoches
-Máscaras - gesso, pasta de papel, cartão, papéis, outros
-Enfiado de peças - colares, pulseiras, grinaldas, espanta espíritos, mobile, entre outros (com possibilidade de movimento)

Ficheiros de recursos educativos 25 horas

•Critérios de seleção de recursos educativo
•Faixa etária
•Nível de compreensão e de desenvolvimento da linguagem
•Contexto
•Interesse das crianças e dos jovens
•Necessidades das crianças e dos jovens

•Seleção e organização de um ficheiro de recursos educativos
•Histórias
•Canções
•Poesias
•Lenga-lengas
•Jogos de interior e exterior
•Danças

•Segurança e qualidade dos materiais

Atividades lúdico-expressivas 25 horas

•Definição de atividade lúdica
•Definição de tempo livre
•Importância do jogo na educação da criança
•Importância do contacto com a natureza para o desenvolvimento da criança
•Importância do faz de conta
•Atividades lúdico-expressivas
•Técnicas de pintura
•Técnicas de modelagem
•Técnicas de raspagem
•Corte, recorte e colagem
•Bricolage
•Jogos de movimento
•Jogos com bolas
•Jogos com arcos
•Jogos tradicionais

•Jogos de mesa e suas regras
•Canções do cancioneiro popular
•Canções de roda

•Dramatização de histórias
•Organização de um dossier de técnicas

Técnicas de manipulação de formas animadas 50 horas

•Objeto animado - conceito
-Objetos que vivem
-Fantoches e as marionetas
•Teatro de sombras
-Corpo negativo
-Objetos em contra-luz
-Da vela ao projetor
-Histórias mágicas
•Máscara
-Identidade e disfarce
-Máscara que se faz e que se usa
-Jogos de máscaras
•Noções de espaço e tempo
•Corpo em movimento no espaço
-Cinetismo e quinestesias
-Adaptação corporal no espaço
-Adaptação visual ao espaço
-Adaptação motora ao espaço
-Orientação no espaço
-Representação mental do espaço
•Corpo em movimento no tempo
-Adaptação corporal ao tempo
-Adaptação auditiva ao tempo
-Adaptação motora ao tempo
-Representação mental do tempo
•Ações corporais
-Ações e dinâmicas

Dinâmica corporal 50 horas

•Atividades ao ar livre
•Jogos de expressão corporal
-Capacidades condicionais
- Força
- Velocidade
- Resistência
- Flexibilidade
-Capacidades coordenativas 2.2.1.Orientação espacial 2.2.2.Diferenciação cinestésica 2.2.3.Equilíbrio
- Ritmo
- Reacção
•Atividades espontâneas
•Jogos dramáticos
-Objeto
-Funções do objeto
-Qualidades do objeto
-Utilização do objeto
-Reação face ao objeto (som, imagem, objetos sonoros, personagem)
-Texto

Artes do espetáculo 25 horas

•Personagem – características
•Teatro de sombras com o corpo
•Espetáculo de sombras
•Teatro infantil a partir de situações quotidianas e obras literárias
•Cenários para representações
•Vestuário e maquilhagem
•Criação de máscaras

Instrumentos rítmicos 25 horas

•Música
•Altura
•Ritmo
•Melodia
•Timbre
•Dinâmica
•Forma
•Harmonia
•Pulsação
•Duração

•Instrumentos (percussão corporal ou com objetos)
•Famílias dos instrumentos musicais (timbre, dinâmica e material de construção)•Altura definida e indefinida
•Contraste e semelhança tímbrica

•Géneros e estilos musicais
•Clássico
•Contemporâneo
•Rock
•Pop

Educação de infância em Portugal 50 horas

•Evolução histórica da educação de infância em Portugal
•Caracterização das diversas redes da educação pré-escolar
•Fundamentos, objetivos e intenções pedagógicas que regulam a Educação Pré- Escolar
•Legislação de suporte da organização da Educação Pré-Escolar
•Conceito de educação pré-escolar
•Destinatários da educação pré-escolar
•Organizações das nações unidas de apoio à criança: U.N.I.C.E.F. O.M.S. U.N.E.S.C.O.OCDE

Planeamento e desenvolvimento de atividades de tempos livres 50 horas

•Atividades de tempos livres – planificação
-Elaboração de lista de material de acordo com as necessidades
-Participação na elaboração de horários de acordo com o funcionamento escolar
-Participação na organização de festas e passeios
•Dinamização da biblioteca
-Leitura
-Conto de histórias
-Dramatização
•Acompanhamento de crianças no exterior
-Supervisão da brincadeira
-Acompanhamento no recreio
-Motivação para atividades pedagógicas de grupo
•Promoção da discussão de diferentes temas
-Atividades de linguagem
-Ciências do meio físico e social
-Expressão musical
•Promoção de técnicas de expressão plástica e execução de exposições
-Aplicação das técnicas de animação de atividades pedagógicas
- Expressão plástica
- Expressão musical
- Expressão dramática e motora
-Selecção de materiais de suporte
-Organização de espaços
-Organização e montagem de exposições de trabalhos efetuados pelas crianças
•Promoção de jogos
-Jogos interiores
-Jogos exteriores
•Acompanhamento de crianças à praia
-Viagem
-Chegada à praia
-Incidência solar
-Atividades livres
-Atividades orientadas
-Idas à água
-Refeições
-Regresso
•Acompanhamento de crianças nas visitas de estudo ou passeios
-Viagem
-Objectivos
-Questões de segurança
-Refeição
-Regresso
•Participação na promoção de festas
-Objectivos
-Atividades a desenvolver
-Distribuição de tarefas pelas crianças

Intervenção pedagógica com crianças e jovens com necessidades educativas específicas 50 horas

•Educação de crianças e jovens com necessidades educativas específicas
-Principais características
- Individualização e diferenciação pedagógica
- Probabilidade da transferência das aprendizagens
- Aprendizagem em tempo útil e com significado ao longo da vida
-Estratégias de desenvolvimento curricular numa perspetiva funcional
- Intervenção pedagógica com crianças e jovens considerando
- Estratégias
- Capacidades, expetativas e necessidades
- Ambientes naturais
- Competências que precisa de adquirir/desenvolver para realizar as atividades
•Qualidade de vida
-Conceito de qualidade de vida
- Indicadores e dimensões
- Qualidade de vida ao longo dos diferentes ciclos de vida
- Participação ativa da família
•Comunicação aumentativa e alternativa
-Comunicação aumentativa
-Comunicação alternativa
-Materiais e produtos de apoio para a comunicação aumentativa
- Sistemas de símbolos
- Produtos de apoio à comunicação
- Baixo desenvolvimento tecnológico
- Elevado desenvolvimento tecnológico
•Mobilidade, manipulação e acessibilidades
-Tecnologias/produtos de apoio de acesso à mobilidade
-Tecnologias/produtos de apoio de suporte à manipulação
-Acessibilidade física e digital

Formação prática em contexto de trabalho 210h 210 horas

Realização de atividades inerentes ao exercício da atividade profissional.

Para mais informações, consultar o Guia de Orientações da Formação Prática em Contexto de Trabalho e o Guia de Orientações dos Cursos de Educação e Formação de Adultos.
Próximas Ações de Formação