Técnico/a de Design de Moda (1º ano)

< voltar à lista
Condições de Admissão

Jovens, entre os 14 e 24 anos, com o 9º ano de escolaridade completo, que não tenham concluído o 12º ano de escolaridade.

Tipologia

Cursos de Aprendizagem

Objetivos

A conclusão do curso com aproveitamento confere um diploma de equivalência ao 12º ano de escolaridade e o nível 4 de formação em Técnico/a de Design de Moda.

(o curso completo tem 3353 horas e tem a duração total de 3 anos)

Duração

1100 horas

Código do Curso / Código UFCD

542107_Aprend_2021_1

Saídas Profissionais

Técnico/a de Design de Moda - é o profissional responsável por planear, conceber e desenhar novos produtos de vestuário e coleções para homem, senhora, criança, jeanswear e streetwear, tendo em conta as tendências de mercado e de moda internacionais, os padrões de qualidade, os requisitos funcionais, as condicionantes técnicas de produção, entre outros fatores.

Área de Formação

Indústria do Têxtil, Vestuário, Calçado e Couro

Síntese programática
  • Módulo
  • Carga Horária

Portugal e a Europa 50 horas

Organização do Estado Democrático
• O Estado de Direito – a Constituição
- A génese da nossa Constituição
- A prevalência da Lei Fundamental face a outras normas ou leis
- Princípios, direitos e garantias
- Organização política
Os Órgãos de Soberania – sua composição, competências e interligação
• Presidência da República, Assembleia da República, Governo e Tribunais
A Administração Pública
• Algumas competências a nível central, regional e local
Integração de Portugal na União Europeia
• Principais motivações do pedido de adesão e implicações decorrentes da integração
A Europa, o cidadão e o trabalho
• Estados-Membros: sucessivos alargamentos
• Mercado Único Europeu
• Adesão à moeda única
• Os principais Tratados da União Europeia
• As instituições europeias
• O cidadão/profissional europeu
A Europa e o Mundo
• As principais organizações internacionais: organizações intergovernamentais (ONU, OTAN, entre outras) e
organizações não governamentais
• Nível de intervenção na resolução de problemas mundiais

Os media hoje 25 horas

• Conceitos de comunicação, informação e media
• Funções e potencialidades dos diferentes media
• Componentes do sistema mediático: profissionais, empresas, tecnologias, conteúdos, audiências e políticas de
comunicação
• Condicionantes da produção mediática: audiências, programação e publicidade
• A importância dos media na formação da opinião pública
• Condicionantes da produção mediática: audiências, programação e publicidade
• Componentes do direito à informação
• Obstáculos ao direito à informação
• Relação entre as novas tecnologias e a comunicação

Portugal e a sua história 25 horas

• A civilização industrial no século XIX e XX
- O mundo industrializado no século XIX
- As alterações urbanas e sociais da industrialização
- Os novos modelos culturais do mundo industrializado
• A Europa e o mundo no século XX
- As transformações económicas do pós-guerra
- Mutações na estrutura social, na cultura e nos costumes
- Ruptura e inovação na arte e na literatura
• Portugal no século XX
- Portugal: da I República à ditadura militar
- Portugal: o autoritarismo e a luta contra o regime
- Portugal democrático: a Revolução do 25 de Abril e a instauração do Estado Democrático

Ler documentos informativos 25 horas

• Análise de textos informativos e utilitários
- Instruções de utilização de equipamentos ou de produtos diversos
- Anúncios e pequenos artigos
- Rótulos de produtos alimentares
- Regras de jogos
• Sistematização e apresentação do conteúdo dos textos trabalhados
• Selecção dos principais termos em função do tema
• Organização de um glossário

Conhecer os problemas do mundo atual 50 horas

Devem ser identificados dois temas que se assumem na actualidade como um problema para a humanidade, de
acordo com os interesses do grupo.
Exemplos: - Exclusão social e solidariedade
- Migração e minorias étnicas
- Toxicodependências
- Sida
- Globalização
- Avanços tecnológicos e reflexos no mundo do trabalho
- Ameaça nuclear
- Preservação ambiental
- (…)

Viajar na Europa 25 horas

• A Europa e o Espaço Comunitário
• Identificação do(s) país(es) a visitar (num máximo de 2)
• Identificação das cidades a visitar
• Preparação da viagem
- Recolha de dados de caracterização do destino da viagem
- Contacto com agências de viagem
- Identificações de documentos ou outras condições exigidas pelas autoridades do país
- Mapas e roteiros
- Plano de viagem

O homem e o ambiente 25 horas

• Principais problemas ambientais relacionados com o ar, a água, os resíduos e o ruído
• A poluição e a saúde pública
• As tecnologias verdes: custos e benefícios
• Novas fontes de energia e a sua utilização
• Relação entre a sociedade de consumo e a sociedade sustentável
• Comportamentos favoráveis à preservação do ambiente
• Protocolos e Convenções internacionais no domínio do ambiente e do desenvolvimento sustentável

Publicidade: um discurso de sedução 25 horas

• Sociedade de consumo: consumo e consumismo
• Meios de comunicação de massa: publicidade
• Mercado e publicidade
- Conhecimento e caracterização dos destinatários na construção da mensagem publicitária
- Consumos juvenis
- Produtos publicitários destinados a jovens
- Construção de identidades em função de modelos e de estereótipos
• Elementos fundamentais da estrutura de um anúncio
- Imagem, texto oral e/ou escrito, duração e som
• Lei da publicidade

Higiene e prevenção no trabalho 50 horas

• Saúde, doença e trabalho
- Saúde
- Doença profissional
- Acidentes de trabalho
- Doenças profissionais nos diversos sectores económicos
- Estatísticas de doenças profissionais e de acidentes de trabalho
- Distribuição de acidentes de acordo com localização da lesão, tipo de lesão, hora de trabalho, região, sector
de actividade, idade
- Tipos de risco de acidente
- Custos dos acidentes
- Prevenção de acidentes
• Ergonomia
- Postos de trabalho: sentado, em pé, misto
- Condições de trabalho: temperatura, ruído, humidade, ventilação, iluminação, poluentes químicos
- Técnicas de prevenção colectiva e individual
- Equipamentos de prevenção individual
- Movimentação de cargas: levantamento, transporte manual
- Regras de utilização de ecrãs de computador

Processador de texto - funcionalidades avançadas 25 horas

•Modelos e assistentes
?Criação de modelos
?Modelos pré-definidos
?Modelo normal
?Criação de documentos com recurso a assistentes
•Impressão em série
?Documento principal
?Documento de dados
•Formulários
?Criação de campos de formulários
?Preenchimento de formulários
•Macros
?Criação
?Gravação
?Execução

Internet - navegação 25 horas

•Sites de Interesse
?Motores de busca
?Servidores públicos para alojamento de páginas
•Mail
?Correio electrónico
?Criação de mail
?Envio de mensagens e resposta
•File Transfer Protocol
?Conceito
?Comandos de FTP
?Cute FTP
•Newsgroups
?Servidores de News
?Envio e respostas a posts

Organização, análise da informação e probabilidades 50 horas

Organização e interpretação da informação
• Organização de dados
• Números fraccionários
- Dízima
- Fracção
- Percentagem
• Funções de uma variável
- Elaboração de gráficos e tabelas representativos de situações descritas verbalmente
- Descrição de situações representadas graficamente
• Tipos de caracteres estatísticos
- Variável discreta
- Variável contínua
• Frequências absolutas e relativas
• Tabelas de frequências
- Absolutas
- Relativas
- Relativas acumuladas
• Representação gráfica de uma distribuição
- Gráficos de barras
- Sectogramas
- Histogramas
- Pictogramas
Análise e interpretação da informação
• Medidas de tendência central
- Média
- Moda ou classe modal
- Mediana
• Limitações das medidas de tendência central
• Distribuições de frequências
• Comparação de distribuições
Estatística e Probabilidades
• Utilidade da Estatística na vida moderna
• Estatística descritiva e indutiva
• Conceito de população e amostra
- Recenseamento e sondagem
• Escolha de amostras
• Medidas de tendência central
• Diagramas de extremos e quartis
• Medidas de dispersão
- Amplitude
- Variância
- Desvio-padrão
- Amplitude interquartis
• Distribuições bidimensionais (abordagem gráfica e intuitiva)
- Diagrama de dispersão
- Dependência estatística
- Correlação
- Recta de regressão
• Experiência aleatória
- Acontecimentos
- Elementar
- Não elementar
- Certo
- Impossível
- Contrário
- Incompatível com outro
- Reunião de acontecimentos
• Conceito frequencista de probabilidade
• Espaço de resultados
• Classificação de acontecimentos
• Processos simples de contagem
• Probabilidades de um acontecimento como quociente entre casos possíveis e casos favoráveis
• Escalas de probabilidades
• Cálculo de probabilidades
- Lei de Laplace
• Técnicas de contagem
- Arranjos com e sem repetição
- Permutações
- Combinações sem repetições
• Triângulo de Pascal
• Binómio de Newton
• Distribuição de frequências relativas e distribuição de probabilidades

Operações numéricas e estimação 25 horas

Padrões e relações numéricas
• Conceito de número
• Números Inteiros relativos e racionais
• Números inteiros relativos
- Operações e comparações
• Representações de números fraccionários
• Potências de base 10
- Notação científica
• Múltiplos e divisores
- Critérios de divisibilidade
Estimação e cálculo numérico
• Números racionais relativos
• Operações com números nacionais relativos
- Forma de fracção
- Forma de número decimal
• Números irracionais
- Radiciação como operação inversa da potenciação
• Estimação, valores aproximados e erros
- Arredondamentos
• Operações com potências de expoente inteiro

Teoria das projeções – representação do ponto e da reta 25 horas

•Teoria das projeções
•Geometria Descritiva
•Resenha histórica
•Objecto
•Finalidade

•Projeção
•Conceito

•Sistemas de projeção
•Projeção central ou cónica
•Projeção paralela ou cilíndrica
•Projeção ortogonal

•Representação descritiva através de projeções ortogonais
•Projeções cotadas
•Projeções conjugadas (método de Monge ou da dupla projeção ortogonal)•Planos de projeção - PHP e PFP
•Eixo x ou Linha de Terra
•Rebatimento dos planos de projeção


•Representação de pontos
•Coordenadas de um ponto
•Abcissa ou largura
•Afastamento ou profundidade
•Cota ou altura


•Representação de um segmento definido por dois pontos
•Rebatimento do plano projetante de um segmento
•Verdadeira grandeza de um segmento

•Pontos pertencentes a um segmento

•Prolongamento de um segmento
•Reta de um segmento
•Pontos pertencentes a uma reta
•Traços de uma reta nos planos de projeção

Representação de figuras planas 25 horas

• Figuras contidas em planos perpendiculares aos planos de projeção
- Figuras paralelas a um dos planos de projeção, projetadas em verdadeira grandeza
? Horizontais
? Frontais
- Figuras planas verticais e de topo
- Figuras planas de perfil
- Traços de um plano projetante nos planos de projeção
? Planos projetantes horizontais e frontais
- Projeções de pontos e de retas pertencentes a planos projetantes, ou a figuras contidas em planos
projetantes
• Figuras planas oblíquas aos planos de projeção, ou contidas em planos não projetantes
- Pontos e retas pertencentes ao plano de uma figura oblíqua
- Retas frontais e horizontais (principais) pertencentes ao plano de uma figura oblíqua
- Traços (nos planos de projeção) do plano de uma figura oblíqua
- Representação genérica de planos oblíquos, de rampa e passantes
? Representação de um plano oblíquo através dos seus traços nos planos de projeção
• Métodos gerais da geometria descritiva (métodos geométricos auxiliares)
- Mudanças de planos (ou diedros) de projeção na determinação da verdadeira grandeza
- Rotações e rebatimentos na determinação da verdadeira grandeza
? Figuras em planos projetantes
? Figuras em planos não projetantes
? Método do triângulo do rebatimento
? Método da dupla rotação (dos segmentos de reta de nível ou de frente)
• Aplicação do mecanismo do rebatimento na construção de projeções de figuras planas
- Projeções de polígonos
? Triângulos
? Quadriláteros
? Polígonos regulares
- Projeções da circunferência

Arte em tempo de mudança - tradição e resistência inovadora 25 horas

Arte em tempo de mudança
• Formação do mundo contemporâneo
- História
- Arqueologia
- Arte
- Revolução
• Neoclassicismo
- Reencontro com o passado
* Visível através do desenvolvimento das artes decorativas
- Arquitetura
- Pintura
- Escultura
• Romantismo
- Nova sensibilidade
* Expressa através da afirmação do primado da pintura
• Realismo e Naturalismo
- Desafios da pintura
* Entre a vida real e a paisagem de ar livre
• Fotografia
- Arte e técnica a partir do daguerreótipo

Básicos de jeanswear 50 horas

•Especificidades de jeanswear
•Matéria-prima
•Confeção
•Lavagens
•Valores acrescentados

•Básicos exteriores

Projecto de design de jeanswear 50 horas

•Coleção de Jeanswear
•Planeamento de uma coleção de jeanswear
•Desenvolvimento de uma coleção de jeanswear
•Apresentação de coleção

Básicos de streetwear 50 horas

•Evolução do streetwear
•Peças básicas
•Declinação de peças básicas

Projecto de design de streetwear 50 horas

•Colecção para uma marca pré-definida
•Pesquisa
•Estudo de marca
•Definição de cores e materiais
•Planificações
•Apresentação

Desenvolvimento de clássicos femininos 50 horas

•Grandes exteriores do vestuário feminino
?Características genéricas dos principais clássicos
?Interpretações criativas
•Conjuntos de exteriores do vestuário feminino
?Características genéricas dos clássicos
?Exploração de pormenores
?Interpretações criativas
•Peças exteriores
?Características das peças clássicas
?Interpretações criativas
•Peças interiores do vestuário feminino
?Características das peças clássicas
?Interpretações criativas
•Declinação dos principais volumes e formas do vestuário feminino

Projecto de design de vestuário feminino 50 horas

•Planeamento e desenvolvimento de projeto de colecção
?Pesquisa e análise de tendências
?Cor
?Materiais
?Estrutura da colecção
?Estrutura de vitrine
?Formas
?Ilustração / croqui técnico
?Apresentação

Desenvolvimento de clássicos masculinos 50 horas

•Grandes exteriores do vestuário masculino
?Características genéricas dos principais clássicos
?Interpretações criativas
•Conjuntos de exteriores do vestuário masculino
?Características genéricas dos clássicos
?Exploração de pormenores
?Interpretações criativas
•Peças exteriores
?Características das peças clássicas
?Interpretações criativas
•Peças interiores
?Características das peças clássicas
?Interpretações criativas
•Declinação dos principais volumes e formas do vestuário masculino

Projecto de design de vestuário masculino 25 horas

•Desenvolvimento de projeto de colecção
?Pesquisa e análise de tendências
?Cor
?Materiais
?Estrutura da colecção
?Formas
?Croqui técnico

Transformação de moldes de vestidos 25 horas

•Vestidos
?Forrado com trespasse duplo; cortes / pinças; gola xaile e manga raglan
?Trespasse simples; racha meio costas; gola alfaiate e manga kimomo

Formação prática em contexto de trabalho (1º ano) 200 horas

Realização de atividades inerentes ao exercício da atividade profissional.

Para mais informações, consultar o Guia de Orientações da Formação Prática em Contexto de Trabalho e o Guia de Orientações dos Cursos de Aprendizagem.
Próximas Ações de Formação