Técnico/a de Ação Educativa (15)

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Condições de Admissão

Desempregados/as, com escolaridade igual ou superior ao 9º ano.

As inscrições estarão sujeitas a processo de seleção, de acordo com os critérios definidos pelos programas de financiamento da formação profissional e/ou outra legislação em vigor – para mais informações contacte os nossos serviços.

Tipologia

Formação Modular Certificada

Objetivos

No final do curso os/as formandos/as ficarão aptos/as a, sob orientação técnica, cuidar de crianças com idade até aos 6 anos, durante as suas atividades quotidianas e de tempos livres, garantindo a sua segurança e bem-estar e promovendo o seu desenvolvimento adequado.

Duração

200 horas

Código do Curso / Código UFCD

PTAE (15)

Saídas Profissionais

Este percurso capitaliza para a saída profissional de Técnico/a de Ação Educativa.

Área de Formação

Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

Síntese programática
  • Módulo
  • Carga Horária

Ética e deontologia profissional no trabalho com crianças e jovens 25 horas

•Ética e deontologia profissional no trabalho com crianças e jovens
-Conceitos de ética e de moral
-Princípios de referência ética
- Competência
- Responsabilidade
- Integridade
- Respeito
-Os Direitos das Crianças
-Respeito pelo superior interesse da criança
-Respeito pelas diferenças religiosas, culturais e socioeconómicas da criança e sua família
-Dever de transparência e Informação à família
-Dever de colaboração com a família na procura de soluções
-Dever de zelo
-Particularidades da aplicação dos princípios éticos e deontológicos no trabalho com crianças em contexto diferenciados
- Domicílio
- Entidades privadas
- Entidades públicas
•Compromissos com os intervenientes
-Compromisso com as crianças e jovens
-Compromisso com as famílias
-Compromisso com a equipa
-Compromisso com a entidade empregadora
-Compromisso com a comunidade e com a sociedade em geral
•Comportamentos e atitudes
-Relações interpessoais
-Resolução de conflitos
-Bem-estar pessoal
-Ética do cuidado
-Sigilo profissional
-Negligência e maus tratos

Ato educativo - contexto e intervenientes 25 horas

•Conceito de educação
•Destinatários
•Valor da educação
•Contextos de atendimento à criança/jovem
-No estabelecimento escolar
-No domicílio
-Em instituições de acolhimento
-No hospital
-No centro de atividades de ocupação de tempos livres
-Nas atividades de ocupação de tempos livres
•Principais agentes educativos
-Criança
-Família
-Representantes legais
-Comunidade
-Educadores
•Papel do educador como agente educativo e seu perfil psicopedagógico
•Interação estabelecimento escolar/instituições de apoio/ família-comunidade

Fundamentos de pedagogia 50 horas

•Modelos pedagógicos em diferentes contextos educativos
•Modelos pedagógicos e implicação na organização e funcionamento dos espaços educativos
•Teorias da aprendizagem
-Comportamentalista
-Cognitivista
-Construtivista
•Principais correntes pedagógicas
-Fröebel
- Biografia
- Fröebel e o surgimento do primeiro Jardim-de-infância
- Importância do simbolismo na teoria de Fröebel
-Montessori
- Vida e obra de Maria Montessori
- Métodos de Montessori utilizados na educação da infância
-Decroly
- Vida e obra de Ovide Decroly
- Importância atribuída por Decroly ao desenvolvimento infantil e ao caráter global da atividade da criança
- Teorias baseadas em características psicológicas e sociológicas
- Criação de “Centros de Interesse” e passagem da criança por três momentos distintos: a observação, a associação e a expressão
- Análise de algumas obras importantes de Decroly
-Freinet
- Biografia de Célestin Freinet
- Ser Humanista segundo Freinet
- Pedagogia de Freinet e a educação pelo trabalho
-Piaget
- Vida e obra de Jean Piaget
- Conceito de Desenvolvimento, segundo Piaget, e os fatores que o influenciam
- Três “A” de Piaget: assimilação; acomodação; adaptação
- Estádios de desenvolvimento segundo Piaget: estádio sensório-motor; estádio pré-operatório; estádio operatório concreto; estádio operatório formal

Atividades do quotidiano com crianças e jovens 25 horas

•Organização e gestão do espaço educativo
-Espaço e tempo
-Regras e rotinas
•Adaptação da criança e do jovem aos diferentes contextos educativos
-Relacionamento afetivo
-Ambiente securizante
•Planificação de atividades
•Atividades do quotidiano da criança
-Principais tarefas nos períodos da refeição
-Principais tarefas no período de descanso
-Higiene e conforto
-Atividades lúdicas e pedagógicas
-Apoio ao estudo

Respostas sociais e educativas para crianças e jovens 25 horas

•Respostas sociais e educativas para crianças e jovens
-Ama e Creche Familiar
-Creche
-Educação pré-escolar
-Escolaridade obrigatória
-Outras respostas
•A criança e o jovem no contexto
-Adaptação da criança e do jovem aos vários contextos
-A separação da familia
- A importância das rotinas
-O tempo livre da criança e o tempo ocupado livremente
-Tempo de estudo vs tempo livre
•Os profissionais
-Os cuidadores informais
-Os cuidadores formais
-Outros profissionais

Comportamentos disfuncionais na criança e no jovem 50 horas

•Comportamentos disfuncionais na criança ou jovem
-Ansiedade e distúrbios emocionais
-Depressão
-Agressividade
-Isolamento
-Sono e seus problemas
•Perturbações do comportamento: diagnóstico, avaliação e intervenção
-Fatores de risco de perturbação do comportamento:
- Individuais: fatores genéticos, défices neurocognitivos da criança, período pré e pós natal
- Familiares: Tipo de vinculação, disfunção familiar, patologia psiquiátrica parental
- Ambientais: Grupos de pares delinquentes, insucesso e absentismo escolares, exposição a violência nos meios de comunicação
-Fatores de stress e fatores de resiliência
•Comportamentos disruptivos e antissociais: conceitos, causas e consequências
-Indisciplina, violência, “bullying”
-Papel da família
- Estilos parentais e sua relação com comportamentos disfuncionais ou disruptivos
-Papel das instituições
-Papel dos profissionais
•Estratégias de intervenção
Próximas Ações de Formação