Técnico/a de Ação Educativa (16)

< voltar à lista
Condições de Admissão

Desempregados/as, com escolaridade igual ou superior ao 9º ano.

As inscrições estarão sujeitas a processo de seleção, de acordo com os critérios definidos pelos programas de financiamento da formação profissional e/ou outra legislação em vigor – para mais informações contacte os nossos serviços.

Tipologia

Formação Modular Certificada

Objetivos

No final do curso os/as formandos/as ficarão aptos/as a, sob orientação técnica, cuidar de crianças com idade até aos 6 anos, durante as suas atividades quotidianas e de tempos livres, garantindo a sua segurança e bem-estar e promovendo o seu desenvolvimento adequado.

Duração

200 horas

Código do Curso / Código UFCD

PTAE (16)

Saídas Profissionais

Este percurso capitaliza para a saída profissional de Técnico/a de Ação Educativa.

Área de Formação

Serviços de Apoio a Crianças e Jovens

Síntese programática
  • Módulo
  • Carga Horária

Currículo e áreas de conteúdo educativo 25 horas

•Modelos curriculares
-Definição e fundamentos – referências teóricas e valores
-Paradigmas e principais teorizadores
•Orientações curriculares e áreas de conteúdo
-Fundamentos e princípios educativos
-Desenvolvimento e aprendizagem como vertentes indissociáveis
-Reconhecimento da criança ou do jovem como sujeito e agente do processo educativo
-Áreas de conteúdo a abordar
-Metodologias
•Construção e gestão do currículo
-Papel do educador
-Papel de outros profissionais de ação educativa
-Papel da criança

Espaços socioeducativos 25 horas

•Alterações na sociedade portuguesa
-Alteração na composição dos sectores produtivos e na distribuição da população ativa
-Crescente feminização do trabalho por razões económicas e sociais
-Crescente independência da mulher do ponto de vista económico e afetivo
-Novas formas de família
•Conceito de espaço educativo
•Conceito de espaço socioeducativo
•Conceito de animação socioeducativa
•Abordagem às características das crianças e dos jovens em função da faixa etária, para garantir espaços seguros e promotores de bem-estar
•Organização do ambiente educativo
-Organização do/s grupo/s,
-Organização do espaço
- Funcionalidade e adequação do espaço interior e exterior
- Área totalmente aberta
- Áreas acolhedoras e reservadas
- Ateliers
- Espaço exterior
-Adequação às necessidades e evolução do grupo
-Organização do tempo
•Critérios para a escolha de equipamento adequado
-Seguro
-Funcional
-Qualidade estética
-Adequação ao nível etário
-Resistência
-Multiplicidade de utilizações
-Valorização de materiais naturais
-Utilização de materiais recicláveis
•Critérios para a escolha de materiais
-Funcionalidade
-Versatilidade
-Durabilidade
-Segurança
-Valor estético
-Igualdade de género
-Fácil conservação e limpeza
-Normas de segurança
-Rico e variado
-Polivalente
-Resistente
-Estimulante e agradável à vista e ao tato
-Acessível
-Manufaturado e/ ou feito pelas crianças ou jovens
•Material educativo

Projeto de intervenção pedagógica 50 horas

•Distinção entre: projeto e plano; projeto educativo; projeto de estabelecimento
•Projeto de intervenção pedagógica
-Caracterização
-Identificação das necessidades
-Constituição
-Procedimentos/estratégias
-Estratégias de avaliação
•Pedagogia de projeto
-Caracterização do trabalho de projeto
-Fases de elaboração de um relatório de projeto
- Identificação das necessidades/constrangimentos
- Fundamentação
- Fase de preparação
- Fase de lançamento
- Fase de organização/planificação
- Fase de realização
- Fase de avaliação
- Fase de divulgação
-Meios para a concretização de um projeto, relacionados com as etapas de desenvolvimento infantil
-Elaboração de um projeto de intervenção pedagógica
•Trabalho de projeto
-Caracterização do trabalho de projeto
•Projeto Educativo
-Caracterização do contexto
-Identificação das necessidades/constrangimentos
-Definição de prioridades e campos de atuação
-Objetivos Gerais do estabelecimento de ensino
-Estrutura Organizacional
-Metas
-Relações com a comunidade e outros parceiros
-Avaliação
•Projeto Curricular de Turma
-Caracterização da turma e dos alunos
-Identificação de problemas
-Organização do ambiente educativo
-Opções e prioridades curriculares
-Metodologia
-Objetivos
-Estratégias
-Avaliação dos processos e efeitos
-Relação com as famílias e outros parceiros

Planificação de atividades pedagógicas e gestão do tempo 50 horas

•Registo e planificação de atividades
-Importância do registo
-Grelhas de observação e registo
-Do registo à planificação
-Da planificação à ação
•Utilização eficaz do tempo
-Formas de planeamento de atividades
-Listagem detalhada de atividades de rotina
-Previsão do tempo necessário por tarefa
-Horário diário / semanal
-Tomada de decisões
-Comunicação
-Tempo dos outros
•Observação e planificação da ação
-Desenvolvimento de atividades com crianças
- Entrada e acolhimento das crianças e familiares
- Atividades pedagógicas na sala e no exterior

Enquadramento legal na proteção de crianças e jovens 25 horas

•Enquadramento legal do sistema nacional de proteção de crianças e jovens em perigo
-Princípios da intervenção
-Requisitos para a intervenção dos profissionais
-Funcionamento das comissões de proteção de crianças e jovens e sua competência territorial
-Medidas de promoção e proteção de crianças e jovens
-Mecanismos de apoio, denúncia e referenciação de situações de perigo
- Mecanismos de apoio e de referenciação
- Linhas telefónicas de ajuda e informação
- Forças de Segurança
- Centros de Saúde
- Núcleos de Apoio à Criança Maltratada e Família
- Comissões de Proteção de Crianças e Jovens
- Referenciação de situações em que a criança ou jovem se encontra em perigo (como e quando)

Liderança e trabalho em equipa 25 horas

•Liderança
-Liderança de equipas: fenómenos e dinâmicas próprias, desafios e problemas específicos
-Diferentes preferências pessoais e o seu impacto em funções de liderança
-Diferentes estilos de Liderança
-Competências necessárias à coordenação de equipas
-Estratégias de mobilização da sua equipa para um desempenho de excelência
-Gestão de impasses de desenvolvimento ou problemas na equipa
•Trabalho em equipa
-Trabalho em equipa – implicações e especificidades
-Excelência no trabalho em equipa
-Diferenças interpessoais e o seu impacto no trabalho em equipa
-Mobilização de recursos pessoais em função da equipa
-Como ultrapassar impasses e obstáculos no trabalho em equipa
Próximas Ações de Formação
  • Coimbra 2021-11-02 a 2021-12-17 (09:00 às 18:00 horas (2.ª a 6.ª))

    pré-inscrever