SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Com vista à melhoria contínua dos serviços prestados aos seus utentes e às outras partes interessadas, o INOVINTER investiu na renovação da Certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), de acordo com os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2015.

Ao implementar uma estratégia para a qualidade o INOVINTER está a realizar um investimento que lhe proporcionará mais-valias internas e externas. Internas no que diz respeito ao aumento da eficiência e eficácia que se irá refletir na otimização do fluxo de atividades, na normalização de procedimentos, na melhoria do relacionamento interfuncional, com reflexos evidentes na qualidade dos serviços prestados. Externas, através da garantia de uma formação de qualidade e da satisfação das necessidades e expetativas das partes interessadas do INOVINTER, bem como no cumprimento das exigências estatutárias e regulamentares.

O Sistema de Gestão da Qualidade para o INVINTER tem como objetivo:

  • Fornecer serviços que satisfação os requisitos dos clientes e as exigências estatutárias e regulamentares;
  • Manter, melhorar e monitorizar, de forma contínua, o seu SGQ, definindo processos e as suas interações que permitam a melhoria contínua;
  • Melhorar procedimentos internos, que tenham impacto positivo nos serviços prestados;
  • Normalizar funções e responsabilidades;
  • Identificar e regulamentar os Documentos Controlados e os Registos;
  • Minimizar os riscos, tendo sempre presente um pensamento baseado no risco;
  • Identificar as questões internas e externas que sejam relevantes para o INOVINTER, e que possam afetar a sua capacidade de atingir os resultados pretendidos do SGQ;


POLÍTICA DA QUALIDADE

O Conselho de Administração do INOVINTER assegura o compromisso contínuo de atuação do Centro, para com as necessidades do Cliente, de acordo com os requisitos subjacentes à norma NP EN ISO 9001, estatutários e regulamentares, traduzido nas seguintes orientações:

CLIENTE
  • Contribuir para o desenvolvimento de competências promotoras da cidadania ativa, da interculturalidade, da igualdade de oportunidades e da inclusão social;
  • Diversificar a oferta formativa e implementar práticas pedagógicas inovadoras;
  • Assegurar uma elevada qualidade na prestação de serviços aos/às formandos/as e organizações, para responder às suas necessidades e expetativas;
  • Garantir a confidencialidade dos dados pessoais cedidos ao INOVINTER, cumprindo com a legislação em vigor.
RECURSOS
  • Efetuar uma seleção rigorosa e criteriosa de fornecedores, apostando em relações comerciais e de parceria que assegurem serviços e produtos de qualidade;
  • Estabelecer parcerias nacionais, regionais e locais de colaboração – eficazes e sólidas – que promovem o desenvolvimento socioeconómico local e a qualificação dos recursos humanos;
  • Sensibilizar e formar os/as colaboradores/as do INOVINTER para o cumprimento das suas atribuições individuais e coletivas, contribuindo para maior satisfação do utente/formando/a.
  • Garantir a segurança dos dados pessoais dos clientes, fornecedores e trabalhadores armazenados nas bases de dados que dão suporte à atividade do INOVINTER, de acordo com a legislação em vigor.
AMBIENTE
  • Promover um ambiente de trabalho seguro, saudável, de valorização e desenvolvimento profissional para os/as colaboradores/as;
  • Promover uma cultura organizacional que respeite o ambiente, consubstanciada em práticas permanentes de atualização tecnológica, do desenvolvimento de métodos que minimizem impactos ambientais, da redução e prevenção da poluição e de estilos de vida saudáveis.
MELHORIA
  • Assegurar os serviços através de uma gestão por processos, garantindo o cumprimento de critérios de eficiência e eficácia, consolidando uma imagem de competência;
  • Planear objetivos e indicadores que permitam medir e avaliar os resultados obtidos orientando para a melhoria continua.
  • Fazer uma Gestão dos Riscos associados ao contexto da organização, que podem afetar a capacidade do INOVINTER em atingir os objetivos definidos para o seu Sistema de Gestão da Qualidade


MAPEAMENTO DE PROCESSOS

O mapeamento dos processos ilustra a sequência e a interação entre os processos necessário ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). O âmbito deste sistema é a promoção e realização de projetos de formação, de intervenção social e prestação de serviços de consultoria e desenvolvimento organizacional.