SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Com vista à melhoria contínua dos serviços prestados aos seus utentes e às outras partes interessadas, o INOVINTER investiu na renovação da Certificação do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), de acordo com os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2015.

O SGQ aplica-se a toda a atividade do INOVINTER: promoção e realização de projetos de formação e de intervenção social; prestação de serviços de consultoria e desenvolvimento organizacional, no âmbito da formação profissional.

Ao implementar uma estratégia para a qualidade o INOVINTER está a realizar um investimento que lhe proporcionará mais-valias internas e externas. Internas no que diz respeito ao aumento da eficiência e eficácia que se irá refletir na otimização do fluxo de atividades, na normalização de procedimentos, na melhoria do relacionamento interfuncional, com reflexos evidentes na qualidade dos serviços prestados. Externas, através da garantia de uma formação de qualidade e da satisfação das necessidades e expetativas das partes interessadas do INOVINTER, bem como no cumprimento das exigências estatutárias e regulamentares.

O Sistema de Gestão da Qualidade para o INVINTER tem como objetivo:

  • Fornecer serviços que satisfação os requisitos dos clientes e as exigências estatutárias e regulamentares;
  • Manter, melhorar e monitorizar, de forma contínua, o seu SGQ, definindo processos e as suas interações que permitam a melhoria contínua;
  • Melhorar procedimentos internos, que tenham impacto positivo nos serviços prestados;
  • Normalizar funções e responsabilidades;
  • Identificar e regulamentar os Documentos Controlados e os Registos;
  • Minimizar os riscos, tendo sempre presente um pensamento baseado no risco;
  • Identificar as questões internas e externas que sejam relevantes para o INOVINTER, e que possam afetar a sua capacidade de atingir os resultados pretendidos do SGQ;


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O Conselho de Administração do INOVINTER assegura o compromisso contínuo de atuação do Centro, para com as necessidades do Cliente, de acordo com os requisitos subjacentes à norma NP EN ISO 9001, estatutários e regulamentares, traduzido nas seguintes orientações:

CLIENTE
  • Contribuir para o desenvolvimento de competências que visem a integração e/ou progressão profissional, promotoras de cidadania ativa, da interculturalidade, da igualdade de oportunidades e da inclusão social;
  • Ajustar a oferta formativa às necessidades e expetativas da população;
  • Prestar um serviço de elevada qualidade com recurso a práticas pedagógicas inovadoras, cumprindo a legislação em vigor e os propósitos do INOVINTER;
  • Garantir a confidencialidade dos dados pessoais, cedidos ao INOVINTER, nos termos da legislação em vigor.
RECURSOS
  • Efetuar uma seleção rigorosa e criteriosa de fornecedores, apostando em relações comerciais e de parceria que assegurem serviços e produtos de qualidade;

  • Estabelecer parcerias nacionais, regionais e locais de colaboração – eficazes e sólidas – que promovam o desenvolvimento socioeconómico local e a qualificação dos recursos humanos;

  • Promover um ambiente favorável ao trabalho em equipa, habilitando os/as trabalhadores/as e colaboradores/as com as competências, motivação e o envolvimento necessário ao desenvolvimento das suas tarefas e envolvê-los no Sistema de Gestão da Qualidade;

  • Promover a valorização do Código de Conduta aplicável a todos/as os/as colaboradores/as;
    • Garantir a segurança dos dados pessoais dos clientes, fornecedores e trabalhadores armazenados nas bases de dados que dão suporte à atividade do INOVINTER, de acordo com a legislação em vigor.
    AMBIENTE
    • Promover um ambiente de trabalho seguro, saudável, de valorização e desenvolvimento profissional para os/as trabalhadores/as;
    • Promover boas práticas e consciência ambiental nos/as trabalhadores/as, clientes, fornecedores e outras partes interessadas do INOVINTER;
    • Fazer uma gestão assente em objetivos e metas, tendo em conta a satisfação das partes interessadas, no que toca à redução dos impactos ambientais e ao controlo de potenciais riscos de segurança e saúde.
    MELHORIA
    • Trabalhar com base na inovação e na melhoria contínua dos processos e serviços, no aperfeiçoamento do Sistema de Gestão da Qualidade e na disseminação da cultura da excelência;
    • Promover uma cultura e consciencialização para a Qualidade nos/as trabalhadores/as e colaboradores/as do INOVINTER;
    • Adequar os indicadores e metas às necessidades e expetativas dos clientes e outras partes interessadas;
    • Fazer uma Gestão dos Riscos associados ao contexto da organização, que podem afetar a capacidade do INOVINTER em atingir os objetivos definidos.

    A PRESENTE POLÍTICA DA QUALIDADE É DO CONHECIMENTO DE TODOS/AS OS/AS TRABALHADORES/AS E DIVULGADA A TODAS AS PARTES INTERESSADAS.

    (Aprovada pelo Conselho de Administração a 26/02/2021)



    MAPEAMENTO DE PROCESSOS

    O mapeamento dos processos ilustra a sequência e a interação entre os processos necessário ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). O âmbito deste sistema é a promoção e realização de projetos de formação, de intervenção social e prestação de serviços de consultoria e desenvolvimento organizacional.