O INOVINTER ALCANÇOU AS PRINCIPAIS METAS EM 2015

Nuno OliveiraFormação, Notícias

Nas ações de formação participaram formandos/as de Norte a Sul de Portugal Continental, de grandes centros urbanos a pequenas localidades, com a frequência de ativos/as empregados/as, desempregados/as e de jovens candidatos/as ao primeiro emprego, envolvendo a intervenção de diversas entidades parceiras de índole local, regional ou nacional, quer sejam Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Empresas, Serviços de Emprego, Sindicatos ou Organizações de Economia Social.

Há a evidenciar a realização de quatro ações em São Tomé e Príncipe com os parceiros CGTP-IN e a Organização Nacional dos Trabalhadores de São Tomé e Príncipe – Confederação Sindical.

Analisando a distribuição dos/as formandos/as pelas diversas regiões de Portugal Continental, sobressai o equilíbrio nas regiões Norte, Centro e Alentejo, com um peso percentual em cada região entre os 27% e 28%.

É patente uma maior representatividade de formandos/as do sexo feminino, perfazendo cerca de 68% do número total de formandos/as.

No que concerne à situação face ao emprego, verificamos um percentagem de cerca de 53% de formandos/as desempregados/as, seguido dos/as empregados/as com 33% e de 14% de candidatos/as ao primeiro emprego.

Analisando as habilitações escolares dos/as formandos/as, verificamos que 35% dos/as participantes tinham habilitações escolares até ao 9º ano (inclusive), constatando-se uma percentagem que ronda os 14% de formandos/as com habilitações escolares de nível superior (Bacharelato, Licenciatura, Mestrado e Doutoramento).

Em 2015, para além das Formações Modulares Certificadas (FMC) organizadas de acordo com as necessidades identificadas (individualmente, com uma carga horária de 25 ou de 50 horas ou em percursos formativos) e das FMC enquadradas na Medida de Intervenção “Vida Ativa”, que no ano em análise tiveram no seu conjunto uma representatividade superior a 89% do número total de ações, evidenciam-se os cinco cursos de Educação e Formação de Adultos, os nove cursos de Aprendizagem e a concretização de vinte e uma ações de formação em regime de prestação de serviços.