A educação e formação na sociedade da informação

Nuno OliveiraFormação, Notícias

Vivemos numa nova sociedade, a sociedade da informação, caracterizada por um novo formato de receber e transmitir informação e de uma procura incessante de conhecimento.

Qual é o papel da educação e da formação (EF) nesta sociedade?

A educação e formação têm necessariamente, que se adaptar às necessidades dos seus destinatários/as, que serve e encontrar o seu espaço.

Os adultos e jovens exigem uma variedade de canais de aprendizagem, num sistema de elevada escolha e exigem igualmente, maior atividade e interatividade.

As novas tecnologias de informação e comunicação são uma ferramenta eficiente para ensinar a aprender.

As instituições de educação e formação para que se mantenham integradas na realidade circundante, tem de estar familiarizadas com o recurso a ferramentas informáticas e encontrar formas para integrar essa familiaridade na ação formativa.

A grande importância pedagógica do acesso ao ciberespaço é que aí os/as formandos/as aprendem fazendo em vez de aprender ouvindo como as coisas devem ser feitas. São estimulados/as a assumirem uma atitude colaborativa de troca de informações e, acima de tudo aprender a construir um saber cumulativo de ajuda mutua e perceção de partilha de problemas e necessidades.

Neste contexto o/a formador/a assume um papel fundamental e a sua formação terá que ser um trabalho que mobilize o vigor e estimule criatividade.

Os/as formadores/as também retiram vantagens incalculáveis da interação que as TIC’s proporcionam, através da interação e partilha entre os seus pares nas comunidades de práticas, por exemplo, na disseminação de boas praticas e recursos pedagógicos.

Atento a esta nova problemática e na sequência do trabalho que temos realizado desde há 3 anos, o Inovinter, realizou em 2015/2016 um conjunto de Workshops destinados aos seus formadores sobre a temática: Recursos multimédias e Plataforma colaborativas de aprendizagem, que visaram:

• Escolher a aplicar os métodos, e as técnicas Pedagógicas mais adequadas aos objetivos, público-alvo e ao contexto da formação.
• Selecionar e conceber recursos didáticos e suporte multimédias, em função das estratégias pedagógicas a adotar.
• Utilizar plataformas colaborativas e de aprendizagem para suporte dos recursos didáticos.

Participaram nos seis workshops 99 formadores. As ações tiveram lugar, a saber:

Região do Algarve > Polo de Vila Real de S. António
Região Norte > Polo de Braga
Região Centro > Polos de Coimbra e Castelo Branco
Região do Alentejo > Polos de Vila Viçosa e Beja