A atividade do INOVINTER é determinada pela sua capacidade de intervenção no contexto da formação e educação em Portugal. O foco principal da atividade e mais abrangente do Centro encontra-se na conceção e realização do plano de oferta formativa, mas a sua atividade está longe de se cingir à realização da formação.
Num momento de balanço de um ano pleno de atividades, em que os principais objetivos foram conseguidos, não podemos deixar de ter um olhar positivo sobre os resultados obtidos na realização de formação na modalidade de prestação de serviços, pois foram atingidos valores históricos. Mas tão importante como os resultados, é o facto de termos fidelizado empresas e instituições prestigiadas que procuram o Inovinter com regularidade pela qualidade dos seus serviços.
Estes resultados são consequência da conjugação de vários fatores, dos quais se destacam a persistência, capacidade e qualidade técnica da equipa e o aumento da procura por parte das empresas e organizações de formação nesta modalidade, para colmatarem necessidades específicas de competências e qualificações dos/das seus/suas trabalhadores/as.
Em consequência de uma gestão responsável, exigente e rigorosa, a temática da garantia da qualidade, tem vindo a assumir no Inovinter cada vez mais importância e espaço. Neste sentido, em 2015 e resultado de um processo horizontal e aberto, realizaram-se sessões descentralizadas de trabalho – por serviços e regiões – com o objetivo de analisar o Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ, centrado nos benefícios para o Inovinter e contribuir, para o esclarecimento dos/as mais céticos e daqueles/as que tem um olhar menos positivo sobre o SGQ que, na sua perspetiva, é algo administrativo e burocrático.
O Sistema de Gestão da Qualidade pode e deve, também, contribuir para a melhoria da eficácia do processo de comunicação na organização. Salientamos, pela primeira vez, a realização de um inquérito aos/as trabalhadores/as para indagar da sua satisfação com a organização, que integrou as seguintes dimensões: O Sistema de Gestão e avaliação; As chefias diretas; As condições de trabalho; O desenvolvimento da carreira; O Sistema de Gestão da Qualidade; As condições de Higiene, Saúde, Segurança, equipamentos e serviços e a motivação.
A continuidade e o reforço da intervenção pública no domínio da educação e formação é um elemento crucial para a redução do défice de qualificações, assegurando a continuidade das políticas de aprendizagem ao longo da vida e a permanente melhoria da qualidade dos processos de aprendizagem.
No INOVINTER continuamos disponíveis, determinados/as e preparados/as para continuar a caminhada por uma sociedade mais inclusiva, na qual a educação e a formação contribuam para combater as discriminações.