Visita pedagógica à Quinta da Boa Viagem (Viana do Castelo)

Nuno OliveiraFormação, Notícias

Na passado dia 27 de abril, os formandos do curso Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural, do polo de Viana do Castelo, realizaram uma visita pedagógica com o objetivo de compreender a importância de um planeamento para a concretização de uma atividade e qual o impacto turístico que a mesma tem no concelho de Viana do Castelo.

A visita teve início na Quinta da Boa Viagem e foi guiada por um dos formandos, que acompanhou o restante do grupo com uma explicação de todas as valências da quinta e seus jardins. A Quinta da Boa Viagem remonta ao século XVI, rodeada de belos jardins, onde desfrutamos de fantásticas paisagens sobre o mar e da encosta do Monte de Santa Luzia, que fazem deste espaço um local único para descansar. A quinta possui uma capela em honra à Srª da Boa Viagem. Os jardins possuem esculturas e fontes fabulosos, capazes de elevar os nossos pensamentos à natureza mais pura!

Os formandos ficaram encantados com a quinta e os jardins barrocos que tão bem revelam o quotidiano da nobreza do século XVI. Foi mais uma atividade de complemento curricular bastante enriquecedora, que permitiu a aquisição de novos conhecimentos e a consolidação de alguns conteúdos já trabalhados em contexto de sala de formação.

De seguida, o grupo visitou as Lagoas do Poço Negro (Areosa, Viana do Castelo), onde a paisagem não era menos magnífica. Os formandos desfrutaram assim de um ambiente, paisagem e património cultural único, oferecido por este percurso.

Esta iniciativa teve objetivos especificos, no âmbito do módulo planeamento turístico e impactos do turismo, entre os quais: reforçar a importância de um bom planeamento para a valorização e preservação do patrimóno cultural e ambiental.

Um agradecimento especial ao sr. engenheiro Queirós, proprietário da Quinta da Boa Viagem por nos receber! Estamos certos que esta colaboração enriqueceu a visita e os formandos tiveram um excelente desempenho e, por isso, estão de parabéns!