Década Internacional dos Afrodescendentes (2015 – 2024)

Nuno OliveiraInstitucional, Notícias

A propósito da Década Internacional de Afrodescendentes (2015 -2024), proclamada pela Assembleia Geral da ONU, em Dezembro passado o Inovinter foi convidado a participar numa atividade promovida pelo Projeto Ciga GIRO E6G, da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga, projeto este inserido no Programa Escolhas, 6ª Geração.

O intuito da atividade foi apresentar junto da comunidade cigana mais jovem, da freguesia de Vila de Prado (Vila Verde), uma história de vida de um/uma individuo/a de origem africana ou afrodescendente que demonstrasse a sua realidade: as dificuldades e os sucessos.

A representar o Inovinter foi o responsável pelo polo de Braga, Hugo Marques Moniz, afrodescendente com origens cabo-verdianas. Para espanto do grupo, a apresentação da história de vida começou com a declamação de um poema que deu mote a uma música do extinto grupo Da Weasel… Rapidamente os jovens ciganos perceberam que tinham muito mais em comum com o “Dr. de cor” do que à partida se poderia julgar.

A partilha foi bilateral. Percebeu-se que há “muros sociais” que não fazem sentido, que há deveres e há direitos, que a cidadania é o caminho!

O encontro terminou em convívio com os jovens a mostrar em modo “Freestyle” os seus dotes de dança hip-hop, beatboxing e MC!