Seminário “Imigração – Língua e Trabalho, fatores de integração social”

Nuno Oliveira Formação, Institucional, Notícias

Teve lugar no passado dia 8 de Novembro, no auditório do Inovinter em Lisboa, o seminário “Imigração. Língua e Trabalho, fatores de integração Social”, inserido nas comemorações dos 20 anos do Inovinter.

Estiveram na sessão de abertura: a Presidente do Conselho de Administração do Inovinter, Dr.ª Adélia Costa, Diretora do Escritório de Lisboa da OIT – Organização Internacional do Trabalho, Dr.ª Mafalda Troncho, Presidente do Conselho Diretivo do IEFP, I.P., Dr. Valadas da Silva, Secretário …Geral da CGTP-IN, Arménio Carlos e, o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr. José Vieira da Silva.

Image

O seminário contou com a participação de representantes de várias entidades parceiras, a Fundação Aga Khan e a Presidente da Junta de Freguesia de Arroios, Margarida Martins, bem como do Centro Nacional de Apoio à integração de Migrantes, Agência Nacional para a qualificação e o Ensino e dirigentes sindicais.

A realização do seminário, surge no contexto relacionado com o fenómeno dos fluxos migratórios na Europa e no mundo que exige das sociedades contemporâneas maior responsabilidade e respeito pelas diferenças étnicas e culturais e disponibilizar/proporcionar espaços democráticos que respondam às necessidades da multiculturalidade. Assim, o evento teve como objetivo analisar e discutir a situação da população imigrante em Portugal, especialmente na perspetiva da aprendizagem do português  – língua de acolhimento – e do trabalho enquanto fatores de inclusão.

Image