Atividade “Somos Livres?” (Polo de Vila Viçosa)

Nuno OliveiraNotícias

No passado dia 29 de Julho de 2019,  o Polo de Vila Viçosa do  Inovinter, em conjunto com o seu Centro Qualifica, promoveu um conjunto de atividades subordinado ao tema “Somos Livres?”, no âmbito do Dia Mundial da Liberdade de Pensamento, comemorado a 14 de Julho.

Considerando a importância dos temas em questão, da sua reflexão e do debate entre gerações (mas sobretudo entre aqueles que atuam ativamente na sociedade hoje em dia) e aqueles que virão a assumir esse papel no amanhã, reconhecemos que foi um momento de partilha de ideias, decorrentes das diferentes vivências e experiências.

A sessão de abertura  foi assegurada por Angelina Leirias – Coordenadora da Delegação Sul e Ana Baltazar –  Técnica de Orientação Reconhecimento e Validação de Competências.

Contámos com 2 oradores principais, a mediar os debates, e a interagir em cada mesa de trabalho,   para o acompanhamento de cada grupo de formandos  e intervenientes tivemos 4 formadores que se disponibilizaram para a participação, cada mesa de trabalho tinha como objetivo debater os temas propostos:

-Os migrantes;

-As redes sociais;

-A liberdade de pensamento e de expressão;

-O futebol e a liberdade dos jogadores.

Houve a intervenção da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – APPACDM, de Elvas com o grupo de deficientes da “Apresentação dos Sonhos”.

Seguiram – se os testemunhos de 3 candidatos do Centro Qualifica, onde relataram a sua experiência,  o impacto e a importância da Certificação Escolar e Profissional  nas suas vidas.

Ao longo da atividade pudemos disfrutar da atuação da Tuna da Universidade Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Borba, que aceitou este desafio.

Esta atividade, incluída no plano de divulgação do Inovinter e do Centro Qualifica, envolveu ativamente todos os que nela participaram.

SessÆo-de-Abertura

Image 1 of 25