O projeto Geração Tecla pertence ao programa Escolhas – 6ª geração. Tem por objetivo a criação, implementação e avaliação de um Programa Integrado de Combate ao Absentismo e Promoção de Competências Escolares e Profissionais de crianças, jovens e adultos da comunidade cigana residente no Bairro Social de Santa Tecla, com vista a uma efetiva inclusão social e profissional e à igualdade de oportunidades.

Tem como objetivos específicos diminuir os níveis de absentismo escolar; aumentar a qualificação escolar e profissional; promover, junto de crianças, jovens e seus familiares, agentes de intervenção e comunidade em geral o diálogo intercultural e desconstrução de estereótipos associados à comunidade cigana; a criação de produtos audiovisuais; a ocupação saudável dos tempos livres; ações cívicas e comunitárias.

São parceiros do Consórcio Geração Tecla E6G: Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga (entidade promotora e gestora); Agrupamento de Escolas D. Maria II; Associação Juvenil Bogalha; Bragahabit, Empresa Municipal de Habitação de Braga; Câmara Municipal de Braga; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Braga; Inovinter – Centro de Formação e de Inovação Tecnológica e o Instituto Português do Desporto e Juventude.

Em resultado da parceria de formação entre a cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga e o Inovinter, esta primeira considerou ser uma mais-valia para o seu projeto “Geração Tecla”, a integração do Inovinter neste consórcio, face os resultados positivos das ações realizadas.

O caminho já traçado de confiança entre a equipa de acompanhamento do Geração Tecla E6G e equipa de acompanhamento do Inovinter, com os/as vários/as formandos/as que têm passado pelas ações de formação, ajudou à eliminação de barreiras de ordem cultural que são muitas vezes as causas do insucesso escolar/profissional na comunidade cigana.

Do Diagnóstico de Necessidades de Formação realizado no ano de 2016 constatou-se que o combate à baixa escolaridade e a falta de qualificações profissionais deveria ser uma prioridade do Consórcio.

Iniciou-se, em 2018, um curso EFA do qual se pretende em 2019 a Dupla Certificação de B3 no referencial – Operador/a de jardinagem.

Os/as destinatários/as são jovens NEE e adultos/as do Bairro Social de Santa Tecla onde se destacam problemas de desemprego, pobreza, baixa escolaridade e comportamentos de risco.

Todos/as os formandos/as, enquanto candidatos/as, estavam inscritos/as como desempregados/as no Serviço de Emprego do IEFP,IP, com escolaridade entre o 6.º ano completo e o 9º incompleto.

Esta formação decorre também em parceria com o Projeto T3tris E6G.