O projeto T3tris E6G pertence ao programa Escolhas – 6ª geração. Tem por objetivo conduzir à emancipação das crianças e jovens das comunidades ciganas do Complexo Habitacional do Picoto, do Bairro Social de Ponte dos Falcões, do Fujacal e do Monte de São Gregório, através da sua capacitação escolar, da formação e qualificação profissional e do desenvolvimento de competências para a criação do próprio emprego e/ou integração no mercado de trabalho
São objetivos específicos do projeto: aumentar a escolaridade e as competências profissionais através da promoção da progressão escolar, da integração em respostas formativas qualificantes e da certificação em TIC; aumentar as competências de empreendedorismo e associativismo, capacitar os jovens NEET para a criação do próprio emprego e/ou para a integração no mercado de trabalho.
São parceiros do Consórcio T3tris E6G: Centro Cultural e Social de Santo Adrião (entidade promotora e gestora); Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio; Agrupamento de Escolas André Soares; Agrupamento de Escolas de Maximinos; Atlas Cooperativa Cultural; Bragahabit, Empresa Municipal de Habitação de Braga; Câmara Municipal de Braga; Casa do Professor; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Braga; Inovinter – Centro de Formação e de Inovação Tecnológica; Instituto Português do Desporto e Juventude; KRIZO – Educação Arte e Cidadania; Polícia de Segurança Pública; União de Freguesias de Braga, Maximinos, Sé e Cividade e a União de Freguesias de S. José de S. Lázaro e S. João do Souto.
Em resultado da parceria já existente, o Centro Cultural e Social de Santo Adrião considerou ser relevante para o projeto “T3tris”, a integração do Inovinter neste consórcio, face os resultados positivos obtidos.
A intervenção do Inovinter no projeto tem a ver com a promoção de um curso EFA B3 de dupla certificação no referencial Operador/a de jardinagem.
Iniciou-se, em 2018, um curso EFA do qual se pretende em 2019 a Dupla Certificação de B3 no referencial – Operador/a de jardinagem.
Os/as destinatários/as são jovens NEE e adultos/as do complexo habitacional do Picoto, Fujacal e bairro social Ponte dos Falcões onde se destacam problemas de desemprego, pobreza, baixa escolaridade e comportamentos de risco. Todos/as estavam inscritos/as, enquanto candidatos/as, como desempregados/as no Serviço de Emprego do IEFP,IP, com escolaridade entre o 6.º ano completo e o 9º incompleto.
Como referido, esta formação está a ser realizada em conjunto com o projeto Geração Tecla E6G.