PERCURSO DE FORMAÇÃO – TÉCNICO/A AUXILIAR DE SAÚDE (PORTO)

Nuno OliveiraFormação, Notícias Leave a Comment

No dia 13 de novembro, a delegação do Porto organizou uma visita às instalações do INEM, visita essa inserida no âmbito da UFCD “Comunicação na prestação de cuidados de saúde”, que visava abordar fatores relevantes na abordagem ao doente, na vertente pessoal e telefónica.

Nesta visita, tivemos a oportunidade de conhecer a organização do CODU e a logística envolvida no atendimento em caso de urgência. Foram particularmente enriquecedoras as informações obtidas, que nos permitiram perceber a dinâmica que se instala aquando de uma chamada de emergência e ainda abordar alguns detalhes a ter em atenção perante uma chamada e o contacto com a pessoa doente e com os seus familiares.

No espaço para debate apresentámos questões relativas às vítimas e à vulnerabilidade, bem como as técnicas de comunicação mais adequadas nas diferentes circunstâncias.

No final, tivemos ainda oportunidade de ver o interior das viaturas e de contactar, através do diálogo, com a realidade que se vive no terreno e no atendimento.

O grupo revelou-se sempre motivado e curioso, colocando questões e abrindo o debate. Os/As formandos/as tiveram oportunidade de contactar com a realidade profissional que os/as espera no seu futuro profissional de Técnicos/as Auxiliares de Saúde.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.